O mês de outubro é marcado pela conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. O dia 19 de outubro, em especial, reforça a importância de cuidar da saúde e realizar os exames preventivos regularmente.
Em Contagem, o acesso à mamografia tem sido ampliado com ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O mamógrafo móvel percorre os oito distritos da cidade, garantindo o acesso de todas as mulheres que precisam do exame. Além disso, desde julho deste ano, o Centro de Atenção Especializada Iria Diniz (CAE Iria Diniz) passou a realizar mamografias de rastreamento e diagnóstico.
No Sistema Único de Saúde (SUS), a mamografia de rastreio é ofertada para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos, desde que o exame anterior não tenha apresentado alterações. Já no caso das mulheres com parentes de primeiro grau com histórico de câncer de mama, útero e/ou ovário, essa prevenção deve começar mais cedo, a partir dos 35 anos.
As mulheres que se encaixam na faixa etária para realização do exame, devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, pois ela é a porta de entrada para o mesmo. Após avaliação da equipe responsável, se necessário, é realizado o encaminhamento e agendamento do dia e horário do exame.
O secretário de Saúde, Fabrício Simões, destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Nossas equipes estão empenhadas em garantir o melhor atendimento possível para as mulheres que buscam a mamografia. A prevenção é o caminho mais eficaz para salvar vidas, e a detecção precoce faz toda a diferença no tratamento e na cura. Por isso, reforçamos o convite para que todas as mulheres realizem seus exames regularmente e cuidem da saúde”.
Sintomas
Entre os sinais mais comuns do câncer de mama estão: nódulo (caroço) na mama ou axila; pele da mama avermelhada, parecida com casca de laranja; e saída de líquido anormal pelos mamilos. Já os sinais do câncer do colo do útero são: sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual; secreção vaginal anormal; e dor abdominal. É de extrema importância que os sintomas sejam investigados por um profissional de saúde.
De janeiro a outubro de 2025, o mamógrafo móvel já realizou 2.509 mamografias de rastreamento. Enquanto de julho a outubro, o CAE Iria Diniz realizou 1.439 mamografias de rastreamento e 48 mamografias diagnósticas.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) alguns fatores de risco para as doenças são:
A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para aumentar as chances de tratamento e cura. O cuidado com a saúde deve ser constante, e não apenas no mês de outubro.
Confira o cronograma do mamógrafo móvel neste mês de outubro: