O encerramento da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, foi marcado por muita música, dança e emoção. Diversas pessoas se reuniram no Parque Ecológico do Eldorado, na manhã do último sábado (24/09) para celebrar a inclusão, o respeito e a cidadania. Um dia alegre, festivo e cheio de atrações.
Os alunos e alunas da Escola Municipal Antônio Carlos Lemos realizaram uma apresentação cultural de percussão e de capoeira que agitou todas as pessoas presentes. As apresentações de ballet e judô ficaram por conta dos alunos e alunas da Centro de Educação Vida Feliz. Integrante do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, José Maia dos Santos, e a representante da Associação dos Deficientes de Contagem – ADC, Araci Campos, realizaram uma apresentação de dança em cadeiras de rodas, convidando todo o público para participar e dançar juntos, ao som de Gonzaguinha, com a música O que é, O que é? (Viver e não ter a vergonha de ser feliz).
A prefeita Marília Campos ressaltou que foi uma manhã de muita alegria. “A nossa política é não deixar ninguém para trás. A semana foi muito importante, porque nós alertamos toda a cidade sobre a importância do respeito, da igualdade e da visibilidade. Vamos fortalecer cada vez mais essa política, contando com vocês, participando sempre, para construirmos uma cidade feliz de novo”.
A superintendente de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Carla Regina Lopes Silva, destacou que o evento objetivou fomentar a participação e inclusão social da pessoa com deficiência junto aos equipamentos de lazer da cidade. “A ocupação, por pessoas com deficiência e suas famílias, de espaços de lazer possibilita o direito de viver a cidade e refletir a influência desses equipamentos para o fortalecimento da inclusão social desse segmento social. Estamos reunidos hoje aqui com esse objetivo, provocar a discussão de qual lazer se quer e como pode ser oferecido, demonstrando que a pessoa com deficiência anseia ações afirmativas que promovam a visibilidade, acessibilidade e sejam promotoras da cidadania”.
Para o secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, ocupar os espaços públicos faz parte da construção de uma cidade mais inclusiva e democrática. “Chegamos ao final de mais uma Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, com a sensação de dever cumprido. Foram diversas ações que debateram e deram viabilidade à inclusão na cidade de Contagem. Estamos vivendo um momento de retomar os espaços públicos e por isso nós escolhemos encerrar a semana aqui no Parque Ecológico Eldorado, com lazer para todos e todas”.
O vereador Arnaldo de Oliveira destacou que a manhã foi festiva e muito simbólica. “Nós agradecemos essa gestão que tanto se dedica às causas da pessoa com deficiência e que possibilita tantos marcos na nossa cidade. Como, por exemplo, a implantação de uma política pública para as pessoas com deficiência, um projeto com mais de 18 anos de idade, que, em breve, o Executivo encaminhará para a Câmara Municipal de Contagem. O sonho de muitas mães e pais será realizado”.
Acessibilidade e educação inclusiva
Durante a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, também foram realizadas diversas palestras, com profissionais qualificados no campo dos estudos e experiências sobre as conquistas e desafios da pessoa com deficiência. Na sexta-feira (23/09), no Youtube da Secretaria de Educação, a professora do Atendimento Educacional Especializado da Sala de Recurso Multifuncional, da Escola Municipal Eli Horta, Geiza Gláucia Zeferino, falou sobre a “Política de Educação Inclusiva em Contagem” e a professora do Atendimento Especializado da Sala de Recursos da Escola Municipal Carlos Drumond de Andrade – Laguna, Shirley Piedade Ferreira, falou sobre a experiência em “Tecnologia Assistiva em Sala de Recurso Multifuncional”. À noite, o pedagogo, licenciado em letras libras, Ernesto Bento e Silva, ministrou a palestra “Comunidade Surdocega: Desafios versus conquistas”, na Associação dos Surdos de Contagem.
A semana
A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência faz parte do calendário oficial do município, foi instituída pela Lei Municipal nº 4.282, de 21 de setembro de 2009, que dispõe, também, sobre o dia 21 de setembro como o Dia da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência. É uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A programação da Semana da Pessoa com Deficiência 2022 foi elaborada em conjunto pelas secretarias de Direitos Humanos e Cidadania, Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar e pela Transcon. Contou com o apoio da Associação Eldorado de Apoio à Vida – Espaço Inclusão; Centro de Atendimento e Inclusão Social - Cais; Circuito Inclusão; Grupo de Apoio a Autistas, Pais e Familiares de Contagem - Amais; Associação dos Surdos de Contagem – ASC; Associação dos Deficientes de Contagem - ADC; Faculdade UNA Contagem e do Senac.
Clique aqui e confira a galeria de fotos.