Visando impulsionar cada vez mais a qualidade do preparo oferecido aos seus integrantes, a Guarda Civil de Contagem participou, na última terça-feira (13/9), de reunião na Academia de Polícia Civil de Minas Gerais - Acadepol, com o intuito de iniciar uma parceria entre as duas entidades.
As instituições abriram o encontro apresentando suas estruturas, missões e os benefícios que uma pode oferecer à outra. A Acadepol é um órgão que visa promover o desenvolvimento dos servidores das forças de segurança de Minas Gerais e do Brasil, ofertando conteúdos pedagógicos, como cursos de pós-graduação Educação à Distância - EAD e também estruturas físicas para treinamento e desenvolvimento de habilidades.
De acordo com a diretora geral da Acadepol, delegada Cinara Maria Moreira, a Acadepol conta com uma das melhores estruturas de preparo do Brasil. “Nosso centro de treinamento em Sabará é o maior da América Latina, em termos de estrutura física. O espaço é cedido para todos os nossos órgãos parceiros, como a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal. A Acadepol também possui mais de 156 cursos EAD, além de pós-graduação em Criminologia e Gestão de Segurança Pública”.
Nessa ação conjunta, a Guarda Civil busca aprimorar ainda mais a estrutura oferecida aos profissionais de segurança, buscando mais espaço para treinamento e mais oportunidades de capacitação pedagógica. “O objetivo principal é ampliar os espaços educacionais de aperfeiçoamento profissional, no processo de integração entre as instituições para um atendimento mais qualificado à população”, esclareceu o gerente de Ensino e Capacitação da Guarda Civil, Edivaldo Cândido.
Ainda segundo Cândido, por meio do termo de cooperação, a Guarda Civil poderá utilizar as instalações para as atividades técnicas (treinamentos de resistência, práticas de tiro, dentre outras) bem como integrar as vagas para os cursos da modalidade EAD e de especialização, ofertados pela Acadepol. “Mais definições ainda são aguardadas para que a parceria seja 100% concretizada, porém a conversa inicial deixa uma visão otimista para o futuro”, informou o gerente.
Para a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, ações como essa demonstram o esforço em capacitar ainda mais os profissionais da guarda, “oferecendo oportunidades de evolução, proporcionando uma maior qualidade na manutenção da segurança pública em Contagem”.