Representantes do filme “Marte Um”, da produtora contagense Filmes de Plástico, estiveram, nesta quinta-feira (8/9), na Prefeitura de Contagem. O diretor Gabriel Martins e o produtor Thiago Macêdo foram recebidos pela prefeita Marília Campos e iniciaram um alinhamento sobre uma parceria futura. “Marte Um” foi o filme escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na seleção para o Oscar, em 2023.
“Estamos muito felizes com o resultado e com a receptividade do público ao filme. Temos recebido apoio de diversas partes do Brasil. Além disso, as salas de cinema têm ficado lotadas, com pessoas comprando ingressos para o dia seguinte, inclusive” , contou o produtor Thiago Macêdo.
Ele explicou que as projeções iniciaram em 33 salas e, atualmente, o filme encontra-se em 50 salas de exibição. “A tendência é que isso aumente progressivamente, justamente porque o filme tem sido elogiado, ganhando espaço na mídia. Estamos vivendo, hoje, um fenômeno raríssimo no cinema independente brasileiro, que é o pessoal nos procurando para passar o filme”, completou.
De acordo com o produtor de “Marte Um”, a expectativa, até o final do ano, é que aconteça uma aceitação cada vez maior do filme, o que vai potencializar a visibilidade e ajudar a chegar onde a produtora pretende: o Oscar, em março de 2023.
Para participar da premiação, “Marte Um” precisará passar por duas etapas. “Em 21 de dezembro, os votantes vão selecionar 15 filmes entre 92. Cerca de um mês depois, no dia 24 de janeiro, selecionam quem participará do Oscar. Necessitamos de um grande trabalho para chegar lá e estamos nos preparando para isso”, explicou Thiago.
O diretor Gabriel Martins destacou que o filme faz parte de um projeto nascido em Contagem, nas regiões do Laguna, do Amazonas e do Milanês. “Participamos de coproduções, curtas e longas. Agora queremos representar o Brasil no Oscar e queremos trazer esse ‘caneco’”.
Ele contou que “Marte Um” é um filme de Contagem, que fala da cidade, e que “nos dá muito orgulho. Estamos felizes, honrados, parece impossível chegar lá, mas queremos muito que isso aconteça”, ressaltou Martins.
A prefeita Marília Campos reiterou a importância que a produtora possui e como Contagem ganha evidência com uma indicação como essa. “A Filmes de Plástico engrandece a cidade, porque traz Contagem em sua narrativa, com orgulho, com pertencimento. É necessário que a cultura municipal seja fomentada e contamos muito com a produtora para disseminar essas produções aos contagenses”.
A prefeita também falou da possibilidade de exibir “não apenas o ‘Marte Um’ em praças e locais públicos, mas também, outras produções da Filmes de Plástico, que possui curtas e longas de muita qualidade e que, ainda precisa ser conhecida pela população de Contagem”, finalizou.
A indicação da Academia Brasileira de Cinema traz uma outra peculiaridade: foi a primeira vez que o Brasil indicou um filme de um diretor negro para o tapete vermelho. Caso seja escolhido, Gabriel Martins será o quarto diretor negro a ter um filme indicado nessa categoria no Oscar. Os outros foram Rachid Bouchareb (indicado por Days of Glory, Dust of Life e Outside the Law), Abderrahmane Sissako (Timbuktu) e Ladj Ly (Les Miserables).
Estiveram presentes à reunião a secretária e o subsecretário de Cultura, Monique Pacheco e Marcelo Bones, respectivamente.
Confira as fotos do encontro aqui: https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/albums/72177720301955457