Na Semana Municipal das Juventudes, a Prefeitura promoveu diálogo com estudantes da Escola Estadual Helena Guerra sobre a evolução e o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao público jovem do município de Contagem, pela atual gestão. O evento contou com a presença de mais de 120 jovens do 2° ano do ensino médio.
A palestra, ministrada pela superintendente de Políticas para as Juventudes, Camilla Marques, destacou que os avanços alcançados vem ocorrendo a partir da escuta das demandas do público jovem. “Dessa forma, é possível para a superintendência a criação e formulação de políticas públicas intersetoriais efetivas para o acesso dos jovens aos direitos e potencialização do protagonismo juvenil na vida social e política de Contagem”.
A conversa também objetivou o diálogo sobre os direitos dos jovens instituídos por lei: o Estatuto da Juventude, aprovado em 2013 pelo Congresso Nacional; a Emenda Constitucional Nº 65/2010, que coloca a Juventude na Constituição Brasileira; a Lei nº 18.136/ 2009, que trata da Política Estadual de Juventude/MG; e a Lei n° 4.916/2017 que cria o Conselho Municipal de Juventude de Contagem.
Camilla Marques também relatou que os jovens de Contagem, aqueles com idade entre 15 e 29 anos, correspondem a 27,7% da população do município, segundo o IBGE/2010. Além disso, foram apresentados por ela outros dados relativos ao interesse e demandas dos jovens do município. Esses dados fazem parte da pesquisa “Fala aí Juventudes”, realizada em 2021, em todas as regionais da cidade, com cerca de 900 respostas coletadas. Por meio do formulário foi possível ampliar o diálogo com os jovens sobre suas principais demandas, como educação, emprego, saúde e segurança pública.
Espaço JUV Contagem
Como fruto dos debates entre os jovens do município e a Prefeitura, que visaram a escuta das necessidades e anseios dos jovens contagenses, bem como dos profissionais da área e membros dos conselhos municipais, foi idealizado o “Espaço JUV Contagem”.
Além de ser um espaço que terá entre seus vários valores acolhimento, socialização, respeito, cultura, saúde mental, inclusão, mobilidade urbana, o local apresenta a proposta de operar em três eixos de atuação.
O eixo Sociocultural e Afirmativo terá como foco as dimensões psicossociais e culturais, propondo o incentivo à cultura por diversos meios, como o oferecimento de oficinas culturais e esportivas, ocupação espontânea, dentre outros.
O eixo “Se liga no trampo” visa a educação, a empregabilidade e o empreendedorismo, através da educação profissionalizante, do incentivo ao empreendedorismo e economia criativa, do auxílio para inserção no mercado de trabalho e da oferta de espaços como Coworkings.
Já o eixo “Ocupa Aí” propõe a ocupação de espaços e o fortalecimento do direito à cidade, trabalho que será feito a partir dos núcleos descentralizados e do espaço “Desembola”.
Uma das participantes do diálogo, a estudante Rita da Escola Estadual Helena Guerra, ressaltou suas expectativas e anseios em relação a criação do Espaço JUV. “É muito importante para nós, sabermos da existência desse espaço que quer abrigar o jovem e sua capacidade de ser e poder se desenvolver. É um espaço que me interessa muito pela questão cultural. Eu desenho, sou artista, então todo espaço que tenho para manifestar minha arte eu sempre vejo como uma grande oportunidade, pois conhecemos a baixa valorização voltada aos jovens, aos artistas e aos dois em conjunto”.
O Espaço JUV Contagem atenderá jovens com idade entre 15 e 29 anos, que terão no município um lugar acessível, coletivo e acolhedor para a realização de ações de convivência cidadã, atividades socioculturais e o fomento do protagonismo juvenil.
Clique aqui e confira a galeria de fotos.