Foi realizado, no sábado (25/6), no Espaço Tenda da Prefeitura de Contagem, um treinamento de valorização dos servidores da Limpeza Urbana do município. O encontro reuniu 72 profissionais que atuam nos 23 Ecopontos e nas vilas e favelas espalhadas pela cidade.
O objetivo da ação foi promover a troca de experiências entre os servidores, discutir as ações executadas e as demandas trazidas pelos profissionais. A engenheira de meio ambiente da Superintendência de Limpeza Urbana, Clarice Pedra, contou como foi o evento e celebrou o fortalecimento do diálogo com os servidores.
“Este encontro superou as nossas expectativas. Os agentes expuseram os problemas que eles enfrentam, mas, também, compartilharam algumas boas práticas que eles têm no dia a dia, de acordo com a experiência de cada um e com o tempo que cada um tem no seu posto de trabalho. Então, eles foram ouvidos, foram recebidos pelo secretário (de Obras, Marcos Túlio de Melo), pelo vice-prefeito (Ricardo Faria), pela subsecretária de Serviços Urbanos (Izabel Chiodi)", relatou.
Agente do Ecoponto de Nova Contagem, na Regional Vargem das Flores, Arlindo Felício Pereira, apontou o que considera ser a principal dificuldade que encontra em sua rotina e mostrou ter consciência da importância que tem a atividade que ele exerce e orgulho pelo trabalho realizado.
“Nosso trabalho é importante porque orientamos as pessoas sobre o que pode ser trazido para o ecoponto e onde descartar cada lixo. É uma forma de manter a cidade mais limpa. Nossa maior dificuldade é com os animais, pois muitos acham que aqui é lugar de desova, então, entramos em contato com a Zoonoses e precisamos que a população entenda que o ecoponto não é o lugar para abandonar os animais”, alertou.
Conscientizar a comunidade sobre o descarte de resíduos sólidos e qual a função dos ecopontos é uma das principais questões na avaliação da agente Eliane Batista da Silva, que atua no Ecoponto do Campo Alto, na Regional Petrolândia, há mais de cinco anos.
“Divulgar nosso trabalho e levar a informação ajuda muito, e, fazer também uma mobilização com a comunidade é algo muito necessário para fortalecer o respeito com os agentes e conscientizar as pessoas também sobre o que pode ser descartado aqui e como manter o ambiente organizado”, disse.
Dentre as funções dos agentes dos ecopontos está, manter o local limpo, recebendo os munícipes que descartam resíduos de reformas de casas, móveis velhos, dentre outros, e também ações extras como plantio de mudas, hortas comunitárias, criação de pontos verdes, reciclagem de materiais com catadores informais e auxílio aos carroceiros da região e seus animais, além de interagir com a comunidade do entorno dos ecopontos.
Já os agentes de vilas e favelas recolhem os resíduos dos locais de difícil acesso para os caminhões e mantêm as ruas e vielas limpas. Eles também estão próximos das comunidades e dialogam com a população, informando sobre o descarte correto dos resíduos, dentre outras ações. Ambas as funções são essenciais para manutenção da limpeza urbana da cidade e são interlocutores da Prefeitura junto à população.
*Colaboração de Lucas Costa