Em Contagem, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS está empenhada em repor o estoque de medicamentos nas farmácias distritais. Desde o início do ano, a SMS conseguiu diminuir as faltas neste mês de abril. O município é responsável hoje pela distribuição de 137 itens, em 16 farmácias distritais.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, o desabastecimento de alguns medicamentos no SUS Contagem já está sendo revertido. “Nossa Assistência Farmacêutica está em contato direto com fornecedores atrasados, com o intuito de normalizar nosso estoque no menor tempo possível. Estamos cobrando uma solução, inclusive tentando empréstimos e remanejamentos com outros municípios do Estado”, disse.
Sobre o motivo da falta de alguns medicamentos, a SMS esclarece que esse é um dos problemas persistentes da pandemia de Covid-19, quando houve falta de matéria-prima para produção dos mesmos devido à alta demanda. Somando ao processo de compra dos medicamentos, por meio de licitação, em que se garante a disputa igualitária entre as empresas, com a contratação da proposta mais vantajosa para o ente público, proporcionando a aquisição de produtos com melhor qualidade e preço, alguns fornecedores saíram das atas de registro de preço atuais, deixando o município sem opção de compra, sendo necessário iniciar novo processo licitatório.
“É importante ressaltar que muitas vezes um medicamento falta no mercado por diversos motivos, entre eles falta de matéria-prima, problemas na importação ou distribuição na sua cidade, por exemplo. Outro fato é a alta demanda. Um exemplo disso, foi o auge da pandemia, quando nos deparamos com o mundo todo necessitando dos medicamentos para intubação. Aliado a isso, ainda temos o fato do Brasil ser muito dependente de tecnologia estrangeira para a produção de seus medicamentos. Tudo isso pode levar a faltas no SUS e também na rede privada. Atualmente, algumas faltas longas que estamos vivendo ainda podem ser encaradas como consequência do período pandêmico.”, explicou a diretora de Assistência Farmacêutica, Lorena Ferreira.