A 10ª edição do Prêmio Milton de Freitas bateu o recorde de inscrições este ano, com 313 indicações. A solenidade de entrega aconteceu no Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12), com o objetivo de homenagear pessoas físicas e instituições cujos os trabalhos tenham contribuído para a defesa, difusão, disseminação e divulgação dos direitos humanos em Contagem.
O evento foi realizado no auditório da Prefeitura de Contagem pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. Participaram o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, a subsecretária Lorena Lemos, o superintendente de Políticas de Defesa dos Direitos Humanos e Diversidade Sexual, Leonardo Silva Lacerda, os filhos do sr. Milton de Freitas, Ricardo de Freitas Carvalho e Miltinho CGE, que é vereador em Belo Horizonte. Também estiveram presentes representantes de instituições e da sociedade civil.
A cerimônia homenageou o sr. Maurício Peçanha, falecido em 18 de novembro de 2021. Ele atuou em favor da inclusão da pessoa com deficiência em Contagem e deixará contribuições para o movimento social da pessoa com deficiência. A solenidade contou também com apresentações dos jovens músicos da “Orquestra Jovem das Gerais” e dos músicos da banda da Guarda Civil de Contagem.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, celebrou a data e falou da importância da premiação. “Dia 10 de dezembro é um dia simbólico para todos nós. Há 73 anos que celebramos a declaração universal dos direitos humanos. A obra do sr. Milton de Freitas inspira tantas outras pessoas a caminhar e seguir em frente”, concluiu.
A subsecretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lorena Lemos, falou da relevância do reconhecimento por meio do prêmio. “Quando nos reunimos nesta noite para fazermos uma entrega de premiações em referência a Milton de Freitas, lutador de nossa cidade ressignificados, a busca pela garantia dos direitos, pela promoção da vida e da cidadania. Portanto, hoje a política se faz no cotidiano, em iniciativas como essas que estamos aplaudindo”.
O superintendente de Políticas de Defesa dos Direitos Humanos e Diversidade Sexual, Leonardo Silva Lacerda, comemorou o número de inscrições. “A alegria é enorme em termos recebidos 313 indicações, vindas de todas as regiões. São muitas histórias e contribuições para a cidade que queremos e acreditamos, todos e todas vocês sintam-se orgulhosos”.
Milton de Freitas foi uma importante liderança popular e sindical do município e dedicou toda sua vida à luta pela democracia, pelo combate às injustiças e pela construção de uma sociedade igualitária. Marceneiro de profissão e militante por vocação, sua atuação foi destacada no processo de organização popular, de entidades sociais, de sindicatos e de associações de bairro. O prêmio de direitos humanos foi instituído pelo decreto 1.449, de 5 de outubro de 2010.
Premiações:
Ao todo, dez pessoas físicas e dez instituições receberam as medalhas e certificados de reconhecimento de Contagem.
Pessoas físicas: Silencier Charles; Dudu Fashion; Janete Ferreira Bernadino; Ricardo Martins Assis Santos; Dandara Matchelli Fonseca Silva; Marinha Cândida Faria ; Maria Zélia Bonfim Frederico ; Michelly Caroline Luiz Pereira de Siqueira; Manoel José de Souza e Evellyn Loren .
Instituições: Projeto Novo Céu; Associação dos Surdos de Contagem; Companhia Arte e Mensagem; Casa Lar Balbina Maria de Jesus; Associação Circuito Inclusão; Orquestra Jovem das Gerais; Associação Ser Parte; Instituto Posso Mais; Kyrus Cia de Artes e Lar Dom Paulo.
CONFIRA OS GRANDES DESTAQUES DESTA EDIÇÃO
Categoria “Individual” os três destaques foram:
1º lugar: Evellyn Loren
2º lugar: Maria Zélia Bonfim Frederico
3º lugar: Marinha Cândida Faria
Categoria “Institucional” os três destaques foram:
1º lugar: Kyrus Cia de Artes
2º lugar: Projeto Novo Céu
3º lugar: Associação Ser Parte
Colaboração Isabela Melo