A partir de amanhã (23/11), o casarão do Parque Gentil Diniz será reaberto ao público com a mostra “Matéria Plástica: Vida Selvagem”. O local foi todo remodelado e pintado e, agora, passa a receber o público que vai ao parque e aprecia a arte. A exposição é um desdobramento da parceria entre a Prefeitura de Contagem e a Aliança Francesa.
Segundo os organizadores, nas telas é possível perceber a afirmação de que o ser humano domestica a natureza por meio da produção de matérias plásticas. Por meio da mostra questionamentos são levantados, discussões são iniciadas, tais como, por que produzimos o plástico? E por que esquecemos de sua existência?
Com 22 painéis, de 58cm de largura por 118 cm de altura, a montagem traz um aspecto de revista em tela, alertando para a acumulação de dejetos no meio ambiente aquático. Em uma exposição trilíngue (francês, português e inglês), há referências às experiências pelo mundo, além de fazer do plástico um ator do dia a dia e como ele faz a natureza ficar “selvagem”.
Baseada na colaboração científica de pesquisadoras em ciências sociais e ambientais francesas e vietnamitas, como a antropóloga Mikaëla Le Meur, a geoquímica das águas, Émilie Strady; e a geóloga Khiêu Le Thuy Chung, apoiando-se no grafismo original e ilustrativo de Elza Montalhuc, a exposição propõe sensibilizar e acessibilizar os desafios locais e globais ligados à matéria plástica, uma matéria popular, democrática e cujos efeitos são cada vez mais inquietantes.
A exposição acontece no horário de funcionamento do parque, de terça-feira à domingo, das 8h às 17h. A entrada é franca e não há necessidade de reservas prévias de horário. Todos os protocolos sanitários são seguidos.
Serviço:
Mostra: “Matéria Plástica: Vida Selvagem”
Local: Casarão do Parque Gentil Diniz (rua Maria do Carmo Diniz, 141 - Nossa Senhora do Carmo - Contagem)
Data: 23/11 a 31/12 - terça-feira a domingo
Horário: 8h às 17h