A Ouvidoria Municipal da Prefeitura de Contagem volta a atender presencialmente a partir do dia 8 de novembro, próxima segunda-feira. O atendimento presencial vai acontecer de forma gradual, segura e garantindo o sigilo dos cidadãos. Para ser atendido, a pessoa deverá realizar um pré-agendamento pelo telefone 0800 031 31 88, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 15h30.
No dia do atendimento presencial serão observados os protocolos referentes à Covid-19, recomendados pela Organização Mundial da Saúde - OMS, como o uso obrigatório de máscara e o distanciamento de um metro por pessoa. Os documentos necessários para o atendimento são a Carteira de Identidade ou outro documento com foto. A Ouvidoria de Contagem está localizada na avenida João César de Oliveira, 6.620 – bairro Eldorado, em Contagem. O horário de atendimento é das 9h às 16h30.
Mesmo com a volta do atendimento presencial, o cidadão ainda terá a possibilidade de ser atendido on-line. Os dias e horários para este atendimento são de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Contatos on-line: whatsapp: (31) 3391-1061 - Telefone: (31) 97306-5261 - email: ouvidoria.cidadao@contagem.mg.gov.br e site E-Ouv: http://sistemaouvidoria.contagem.mg.gov.br/ouvidorias/publico/Manifestacao/RegistrarManifestacao.aspx
Segundo o ouvidor-geral de Contagem, Giuseppe Gazzinelli, durante o início deste ano, entre fevereiro e maio, pico da pandemia, a Ouvidoria ampliou o atendimento à distância com a criação do WhatsApp, atendimento por e-mail e por telefone, devido ao aumento de reclamações sobre o descumprimento dos protocolos de prevenção à Covid-19 no município. O cidadão reclamou, principalmente, da realização de festas neste período. O novo serviço foi implantado para facilitar o acesso do cidadão à Ouvidoria.
Os canais de atendimento da Ouvidoria também foram reformulados, por meio da padronização e criação de uma cultura de qualidade, visando melhorar o relacionamento da gestão pública com o cidadão. “O trabalho da Ouvidoria é promover estratégias eficazes para a escuta do cidadão, não apenas recebendo as manifestações por meio dos canais de acesso, mas também buscando informações por outros meios para subsidiar a gestão na busca de situações críticas”, afirma Gazinelli.
De acordo com o ouvidor-geral, a Ouvidoria é o espaço de diálogo entre o cidadão e a Prefeitura. “A proposta da atual administração é baseada no conceito de relacionamento direto entre a Prefeitura e a comunidade. Com base no acolhimento na recepção das solicitações de informações, serviços, reclamações, denúncias, elogios e sugestões, aceleramos a identificação de problemas e aumentamos a transparência e eficiência dos serviços prestados”, disse.
Do início deste ano até o momento, as principais reclamações enviadas pelo cidadãos foram em relação a solicitação de limpeza de lotes vagos públicos e particulares, seguido de alvará de funcionamento e localização, sobre o retorno das aulas em formato 100% presencial, transporte público, poluição sonora, emissão de Nota Fiscal, perturbação do sossego, IPTU e entrega de cesta básicas do Centro de Referência de Assistência Social - Cras. A Ouvidoria também recebe, diariamente, diversos elogios dos cidadãos sobre a facilidade do atendimento e pela atenção recebida do órgão municipal.