A comunidade da Sede vai conhecer de perto os benefícios do Jardim de Chuva, projeto sustentável que visa a permeabilidade do solo e evita alagamentos durante períodos chuvosos. Um encontro virtual entre Prefeitura, a empresa Guajava e moradores da região será realizado nesta quinta-feira (23/9), das 19h às 20h30, como webinário, de forma virtual, durante a semana florestal.
O projeto-piloto de construção do Jardim de Chuva foi iniciado no dia 15, na praça Tancredo Neves, em frente à Prefeitura. O jardim tem a finalidade de absorver e reter água das precipitações de chuva e ajudar a não alagar o solo. Este projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Contagem e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade – América do Sul, firmada em maio deste ano, que conta com a empresa Guajava como executora.
“Sempre estamos em contato com a população, incentivando a participação da sociedade, que precisa não apenas ser informada, mas também estar presente aos projetos implantados na cidade”, destaca Sirlene Almeida, a superintendente de políticas ambientais da Prefeitura.
Segundo Sirlene, esta é uma das ações em comemoração à Semana Florestal. “Queremos no Dia Nacional da Árvore lembrar a sua importância na melhoria da qualidade do ar, da produção de sombra, frutos e abrigo para a fauna. E o Jardim de Chuva, além dessas contribuições, também vai diminuir as áreas de alagamento e aumentar a permeabilidade do solo. Com este projeto-piloto, a Educação Ambiental está buscando sensibilizar e incentivar as pessoas a buscarem soluções baseadas na natureza para preservar o meio ambiente”, conta a superintendente de políticas ambientais da Prefeitura.
A população pode acessar o webinário pelo link. https://us02web.zoom.us/j/86125069531
Sobre o projeto
O projeto tem como pano de fundo o conceito de sustentabilidade, qualidade do ar, preservação do meio ambiente nos espaços públicos e teste de diminuição de alagamentos em áreas ao entorno do jardim.
A proposta é que o modelo dos Jardins de Chuva seja replicado em outros espaços públicos como praças e parques, por exemplo, sendo uma possível solução para aumentar a impermeabilidade do solo, a biodiversidade, a melhoria da qualidade do ar nos centros urbanos e uma diminuição aos transtornos provocados pelas chuvas que ocorrem, principalmente, no final do ano.
As espécies vegetais plantadas atraem animais da fauna local que atuam como polinizadores e controle ecológico de pragas. Insetos como joaninhas, tesourinhas, borboletas, crisopas, abelhas e vespas solitárias necessitam de abrigo para viverem perto do jardim. Gravetos, restos de madeira, folhas e outros elementos naturais podem ser reunidos para criarem um abrigo do sol, chuva e vento.