Para o encerramento do Agosto Lilás, no dia 31/08 a Guarda Civil desenvolveu ação de conscientização sobre o enfrentamento à violência doméstica em conjunto com o Centro de Referência da Assistência Social - Cras industrial no CSU Amazonas.
A Guarda Civil, por meio do serviço de Patrulha de Proteção à Mulher, aproveitando o espaço do CSU Amazonas, onde também está sendo aplicada a vacina contra a Covid-19, realizou abordagem com diversas mulheres e homens para entregar kits de higiene pessoal, folders com informações sobre os serviços do CRAS Industrial e uma cartilha com a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio.
De acordo com a Coordenadora da Patrulha de Proteção à Mulher da Guarda Civil, Luciana Feliciano, a ideia foi informar os endereços e telefones úteis no atendimento à mulher em situação de violência doméstica no município. “Contagem é um dos municípios que conta com um Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), e uma rede de proteção que acolhe mulheres em situação de violência doméstica. E após a realização de uma escuta qualificada, orienta e encaminha a usuária para a robusta rede de proteção que o município oferta”, ressalta.
Para a dona Zumira Luiza, a Abordagem realizada pela Guarda foi muito importante, visto que agrega informação e conhecimento. “Fiquei feliz da presença de Guardas mulheres que me informaram sobre os riscos, direitos e o que devemos fazer quando acontecer uma agressão por parte de alguém que convivemos”, conclui.
Durante o evento a Banda de Música da Guarda Civil, realizou apresentação com várias músicas para entreter as pessoas que aguardavam atendimento.
Campanha Agosto Lilás
O projeto de abordagem visa reforçar a Campanha “Agosto Lilás”, que faz alusão ao aniversário de duas importantes legislações: a Lei Maria da Penha (11.340/06), que completou 15 anos no dia 7/8, e a lei 23.144 de 14/12/2018, de autoria da então deputada estadual Marília Campos, que instituiu o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio em Minas Gerais. A Campanha “Agosto Lilás” foi criada como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, para combater e inibir os casos de violência doméstica no Brasil.