A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania encerrou na última segunda-feira (2/8) a programação da Semana da Diversidade: por uma cidade sem LGBTFobia, com o debate “O amor tem muitas formas e cores, pela garantia dos direitos e respeito às diferenças”. O encontro para discutir as ações do município na luta contra a LGBTFobia foi transmitido pelo Youtube da Prefeitura de Contagem. O debate contou com a presença da secretária de Cultura de Contagem, Monique Pacheco; do jornalista e fotógrafo Lucas Ávila; do presidente da UJS MG, Thiago Santos; do vice-presidente do Cellos Contagem, o empresário Dudu Fashion; da presidenta do Cellos Contagem, Evellyn Loren, e do superintendente de Direitos Humanos e Diversidade Sexual, Leonardo Lacerda.
Lucas Ávila falou sobre a motivação de usar a fotografia como instrumento de visibilidade à população trans. “Iniciei o trabalho fotográfico com pessoas trans desde 2009. Naquela época essas pessoas não tinham tanta visibilidade. Hoje, muita coisa mudou nesse sentido, podemos ver que pessoas trans têm sido protagonistas das suas próprias histórias, reivindicações, e passam a ser organizar e a assumir as rédeas do próprio movimento. Nesse sentido, é muito importante que tenhamos uma sensibilidade por esse público, é dever nosso dar cada vez mais oportunidades para a inclusão dessas essas pessoas”, afirma.
Thiago Santos da UJS, por sua vez, considera como importante a participação da juventude na construção de uma cidade sem LGBTfobia. “É necessário lembrar que a Prefeitura de Contagem, enquanto a terceira maior cidade do Estado de Minas Gerais cumpre um papel muito importante, quando ela decide abraçar a agenda LGBT e incluir as vozes da juventude nesse processo”, reitera.
De acordo com o superintendente de Direitos Humanos e Diversidade Sexual, Leonardo Lacerda, a Semana da Diversidade é uma ação importante porque amplia e viabiliza a inclusão e o diálogo como forma de contribuir para a redução do preconceito na nossa cidade. “Temos o propósito de sensibilizar a população e as lideranças sobre as inúmeras faces da diversidade humana, por meio de várias atividades, que este ano foram de forma remota, devido às restrições da pandemia da Covid-19. Não poderíamos deixar de realizar um evento tão importante em um momento como esse”, explica.
Semana da diversidade
A Semana da Diversidade foi realizada entre 27/7 a 2/8, com uma programação extensa que envolveu rodas de conversa, debates e manifestações artísticas.
A semana foi organizada pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Contagem (Cellos Contagem) em parceria com a Prefeitura de Contagem, contou também com a participação da União da Juventude Socialista (UJS Contagem) do Coletivo Nossa Voz.
A iniciativa integra o Projeto “Diversifica Contagem”, da Secretaria de Direitos Humanos, com o propósito reforçar a luta em defesa da dignidade humana e pela promoção dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, queer, intersexo, travestis, transexual e assexual (LGBTQIA+).
Colaboração: Isabela Melo