A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, iniciou, na semana passada, as obras de estabilização do solo no entorno da Capela de Santa Helena e ao redor do campo de futebol da rua Formosa. As obras vão sanar os riscos de deslizamentos no bairro Santa Helena e minimizar o impacto das chuvas na igreja e residências próximas.
Para conter os barrancos, a tecnologia de engenharia utilizada na área será a de contenção em gabião e solo grampeado verde. É o que explica o coordenador de Obras, Dante Nascimento. “A contenção em gabião é um muro de arrimo e possui características muito vantajosas, que visam oferecer estabilidade ao talude, evitando escorregamentos entre outros fenômenos, geralmente causados por fortes chuvas. Já o solo grampeado verde é uma técnica de aprimoramento de solos cuja finalidade é garantir nos terrenos um acabamento mais qualificado, por meio de revestimentos em gramas ou outras plantas, o que também promove colaboração ao meio ambiente”, afirmou.
As obras têm previsão conclusão em 120 dias. Serão investidos cerca de R$ 1,5 milhão nas intervenções, localizadas na Regional Sede. A origem dos recursos é Federal, oriundas do Ministério do Desenvolvimento Regional, como parte do programa de socorro emergencial aos municípios e estados mais afetados pelas chuvas no verão de 2020. O atraso para o início das obras se deu por conta da demora na liberação desses recursos, que aguardavam por análises e negociações até sua fase final de aprovação.
Estagiário Cesar Gomes sob supervisão do repórter Yuri Soares