Contagem realizou, por meio da Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – Competi, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, o ciclo de formação que debateu temas relacionados ao trabalho infantil. O objetivo foi o de fomentar estratégias regionais e intersetoriais para erradicação do trabalho infantil nos territórios.
A ação contou com uma série de encontros virtuais formativos que aconteceram entre 14 de maio e 28 de julho. Dentre os temas debatidos por especialistas da área de Direitos Humanos foram abordados a exploração sexual, o tráfico de drogas, o trabalho na perspectiva adolescente e os desafios atuais em direitos humanos.
Segundo a diretora de Proteção à Criança e ao Adolescente de Contagem, Célia Nahas, a Competi realizou o ciclo formativo para debater estratégias que precisavam de articulação permanente. “Com as palestras debatemos e reconhecemos a existência de equipamentos, que já atuavam no enfrentamento do trabalho infantil, como também reconhecemos que é preciso mais investimentos nas equipes para atender as mudanças do cenário. Nesse sentido, o ciclo formativo teve uma importância fundamental, pois atualizou as nossas atuações nos serviços públicos”, destacou
Sensibilização
A Competi trabalha para articular os diferentes atores e setores da sociedade civil, contribuindo para a sensibilização e mobilização de ações de erradicação do trabalho infantil.
Criada por meio do decreto 341/2014 de 4 de junho de 2014, a comissão municipal tem caráter propositivo e consultivo com a finalidade de apoiar a administração municipal na articulação intersetorial e interinstitucional com vistas ao enfrentamento ao trabalho infantil.
Colaboração Isabela Melo