Guardas Civis de Contagem concluíram o primeiro estágio básico do Curso de Segurança de Autoridades. O curso teve o objetivo de qualificar os agentes que atuam na escolta de autoridades para alinhamentos técnico e procedimental das atividades, almejando a prestação de um serviço com excelência.
A parte operacional do curso foi ministrada na Faculdade Única, no Centro de Instrução Treme Terra (CITT) do Exército Brasileiro e no Centro de Exposições Mega Space. O curso capacitou 24 servidores, sendo seis mulheres e 12 homens da escolta da Guarda Civil, dois servidores do Setor de Inteligência e dois da Diretoria Operacional da Guarda Civil, além de dois agentes do Grupo de Escolta Tática Prisional (GETAP) da Polícia Penal.
Segundo o gerente de ensino da Guarda Civil de Contagem, Edivaldo Cândido, “o estágio proporcionou o alinhamento técnico e procedimental, além da construção dos saberes inerentes à função de escolta de autoridades. Os agentes que atuam neste contexto estarão mais preparados para as ações diárias de proteção e segurança das autoridades do município de Contagem”, ressaltou.
Várias disciplinas enquadraram a grade curricular do curso como Ética Profissional na Escolta de Autoridades; Defesa Pessoal no Ambiente Operacional; Prática de Tiro; Procedimento e Técnica Operacional; Análise do Cenário Sociopolítico; Conceitos Básicos de Inteligência; Aspectos Analíticos do Contexto da Criminalidade e da Violência; Direção Defensiva, entre outras.
Para o instrutor do curso Prática de Tiro, Alexandre Gargoni, a capacitação em Segurança de Autoridades é essencial ao cenário que se apresenta hoje à Guarda Civil de Contagem. “As disciplinas elencadas tornarão os agentes aptos a utilizar, de modo seguro, os procedimentos e tecnologias adquiridas. O curso também buscou elevar a capacidade técnica do profissional de segurança pública, fazendo o servidor cumprir as atividades com excelência e respeito aos princípios regulares do direito público”, esclareceu.