Nesta sexta-feira (9/7), os 37 pontos de vacinação de Contagem ampliaram a vacinação contra a gripe, que imuniza contra a H1N1, H3N2 e mais dois vírus Influenza (respectivos Brisbane e Phuket). Antes, a vacinação ficou restrita a grupos prioritários. No entanto, agora a vacinação está liberada para toda população acima de seis meses de idade. Para vacinar é necessário estar com um documento de identidade com foto. É recomendável, para acompanhamento individual ou dos pais, que a pessoa tenha consigo, também, o cartão de vacina.
Em momentos que a temperatura tem caído muito, a atenção com os diversos vírus que circulam precisa ser aumentado. É o que informa a gerente da Unidade Básica de Saúde Água Limpa, Janaína Hipólito. “Estamos, hoje, ampliando essa vacinação, que iniciamos há quase três meses, mas que pudemos ampliar aos demais públicos. E com o frio que tem feito, é primordial que as famílias estejam presentes às unidades de saúde ou aos shoppings para que essa imunização seja feita”, conta. A vacinação contra o Influenza acontece de 8h às 16h, nas unidades de saúde, e de 12h às 20h, nos shoppings Big e Contagem.
Contagem já registrou mais de 115 mil vacinados contra a Influenza no município e vai vacinar a população até todas doses serem aplicadas. É primordial que as pessoas que tenham se vacinado contra a Covid-19 aguardem um período de 14 dias para receber a imunização contra a gripe.
Na opinião da diretora de Imunização da Prefeitura de Contagem, Clarissa Domingues de Castro, a atenção para essa vacinação precisa ser tão grande quanto qualquer outra. “Estamos em tempos de pandemia, com hospitais onde há muitos leitos ocupados e em várias situações, a Influenza exige internação. Por isso, precisamos vacinar, incentivar o familiar, o amigo, o vizinho a ir a um dos postos e ser imunizado. Não há restrições para pessoas acima de seis meses. A vacina é a nossa defesa contra os vírus”, alerta.
Junto com os três filhos, Bryan, Pedro e Lorena, Walquíria Lopes, pela primeira vez, tomou a vacina contra a gripe. “Estamos passando por um momento complicado, está frio e sempre que pudermos vacinar, não podemos perder tempo. É a nossa defesa. É de suma importância. Precisamos combater, também, a gripe, pois ela está por todo o lado”, conta. “E vamos esperando a nossa vez para também tomar a vacina contra Covid-19”, completa.
A assistente financeiro, Miriá Stefany, de 19 anos, lembrou que há algum tempo vem se vacinando contra o Influenza e que a população precisa, também, se engajar nessa causa: “Todos os anos eu vacino contra a gripe e isso me ajuda muito. Recomendo a todos que procurem uma unidade, vacinem, pois é uma arma importante que temos. Que todos possam ser imunizados”.
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS: