A Secretaria Municipal de Educação de Contagem (Seduc) inicia na próxima quinta-feira (24/6) o curso de formação Práxis Pedagógicas: Círculos de Culturas Quinzenais, que surge a partir da ideia de pensar uma ação com reflexão teórica, aprofundamento da prática docente e da proposta pedagógica da escola. Os debates terão como eixo transversal a Educação Integral, com articulação de um tema contemporâneo da educação brasileira e que tenha vínculo, também, com a cidade de Contagem.
Neste primeiro encontro serão debatidos os desafios e possibilidades da Educação Integral em tempos de pandemia política, com a participação da secretária de Educação de Contagem, Telma Fernanda Ribeiro; do professor emérito da Universidade Federal do Estado de Minas Gerais (UFMG), Miguel Arroyo; da coordenadora do grupo de pesquisa e extensão – TEIA (Territórios, Educação Integral e Cidadania), Lucinha Alvarez, e da vereadora e ex-secretária de educação de Belo Horizonte e do Governo do Estado de Minas Gerais, Macaé Evaristo.
Ao todo, o Práxis Pedagógicas terá 12 encontros quinzenais, com a participação de convidados e com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Seduc. A participação é aberta a toda a comunidade escolar.
Inscrições e certificação
Não é necessária a inscrição prévia para participação nos ciclos da Práxis Pedagógicas. A participação é livre e as transmissões estarão disponíveis para consulta no canal do Youtube da Secretaria de Educação.
Haverá certificação aos trabalhadores e trabalhadoras da Rede Municipal de Ensino, Rede Conveniada e Fundação de Ensino de Contagem (Funec). Para tanto, deve ser preenchido um formulário que estará disponível apenas durante a transmissão ao vivo de cada um dos doze ciclos de debate.
Centenário de Paulo Freire
O curso de formação Práxis Pedagógicas: Círculos de Culturas Quinzenais dá início às comemorações aos 100 anos do professor Paulo Freire. Ao longo de 2021, haverá outras ações formativas em celebração ao centenário do mestre.