No último sábado (7), mais de 100 pessoas participaram, no auditório da Faculdade UNA Contagem, na avenida João César de Oliveira, da palestra “Meu filho ou Diagnóstico?”, ministrada pela conselheira nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia, mestre e doutora em Psicologia Clínica, Ângela Mathylde Soares.
O encontro foi promovido pelo grupo de Apoio ao Autista, Pais e Familiares de Contagem (Amais Contagem), em parceria com a Prefeitura de Contagem, a Faculdade Una Contagem e demais entidades, com intuito de esclarecer a população sobre o transtorno e, principalmente, exigir respeito e tratamento adequado.
[caption id="attachment_5916" align="alignleft" width="300"] Intuito de esclarecer a população sobre o transtorno[/caption]Os participantes receberam cartilhas com informações de comportamento e característica do Autista. Para Denise Gomes, mãe de uma criança autista, eventos como esse são extremamente importantes. “É um universo que muitas pessoas não conhecem. As palestras e manifestações, além de chamar a atenção da sociedade, esclarecem dúvidas no sentido de como apoiar, entender, perceber e cuidar das pessoas com autismo”, destacou.
A palestra “Meu filho ou Diagnóstico?” foi um dos eventos ocorridos, em Contagem, para lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. No domingo (8), houve também uma carreata com a presença de ciclistas e automóveis guiados por familiares de pessoas autistas. Eles fizeram um trajeto da Praça da Jabuticaba, na região Sede, até a Praça da Glória, na região do Eldorado, com mensagens de respeito ao transtorno e combate ao preconceito.