Como uma das ações no âmbito dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher no município de Contagem, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres, mobilizou o público masculino a apoiar esta iniciativa. Nesse sentido, os participantes passaram a portar um laço branco em apoio ao fim da violência contra a mulher.
Esse envolvimento é desenvolvido em conjunto com as ações dos movimentos organizados por mulheres e representantes sociais que buscam promover a igualdade de gênero. “É importante que os homens parem de praticar as violências, repudiem qualquer comportamento machista, tenham coragem de se manifestar e juntem-se a nós nessa campanha”, afirmou a superintendente de Políticas Públicas para Mulheres, Patrícia Ribeiro.
Campanha Laço Branco A campanha surgiu a partir do assassinato de 14 mulheres, em 6 de dezembro de 1989, no Canadá, que ficou conhecido como o “Massacre de Montreal”. Marc Lepine, 25 anos, invadiu uma escola e disparou várias vezes contra mulheres em uma sala de aula. Antes, ele havia ordenado aos homens que saíssem do local. “Vocês são todas feministas?”, perguntara Lepine para, em seguida, atirar à queima-roupa nas vítimas. Na sequência, o autor dos disparos se suicidou.
O crime mobilizou a opinião pública daquele país. Um grupo local formado por homens decidiu se organizar para dizer que existem os que cometem violência contra a mulher, mas havia também aqueles que repudiam esse crime. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema: “jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência”.
Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres Rua José Carlos Camargos, 218 – Centro, Contagem-MG Telefone: 3398-9929