A descentralização do atendimento, de modo que a Prefeitura de Contagem esteja mais próxima do cidadão, por meio das oito regionais administrativas, foi uma das pautas discutidas pela prefeita Marília Campos, durante reunião virtual com o secretariado, nesta quarta-feira (31/3). Participaram da reunião, os secretários, de Governo Pedro Amaral; Planejamento, André Teixeira e Obras, Marcos Túlio Melo.
O encontro teve como pano de fundo, as ações executadas pela Secretaria de Obras no município, bem como, os serviços de manutenção urbana - uma das preocupações da prefeita em dar maior celeridade na cidade.
Neste sentido, Marília Campos determinou que o planejamento da execução dos serviços de manutenção, como tapa-buracos, varrição e capina nos bairros, por exemplo, seja alinhado com as regionais. Elas são responsáveis por acolher e encaminhar as demandas da população e lideranças políticas, para resolução nas secretarias.
“As obras são importantes para cidade, assim como os serviços de manutenção que estão entre as principais demandas da população. Por isso, a orientação é que o administrador regional seja o representante da prefeitura no sentido de acolher essas demandas e repassá-las para a Secretaria de Obras”, reiterou a prefeita.
Para o secretário de Obras, Marcos Túlio Melo, a medida além de trazer celeridade, vai organizar e facilitar o planejamento das intervenções com maior cobertura na cidade, além do tratamento de equidade das demandas da população por infraestrutura.
Outro ponto discutido que envolve a participação popular na elaboração de políticas públicas, diz respeito à implementação dos Conselhos Regionais até o meio do ano. Para isso, a prefeita determinou à Secretaria de Governo, a articulação das reuniões virtuais territoriais, para debater com lideranças, e sociedade civil a construção desses conselhos.
Os conselhos regionais serão instâncias representativas da participação popular dos diversos segmentos da sociedade civil de cada território. Na prática, o conselho poderá planejar e recomendar ações estratégicas para solução das demandas do território, monitorar e fiscalizar a execução das ações planejadas, avaliar e propor ajustes nos procedimentos executados, visando alcançar melhorias dos resultados.
Intervenções nos bairros
Segundo explicou o secretário de obras, as intervenções realizadas no ano passado nos bairros Quintas do Jacuba, Chácaras Del Rey e Estâncias Imperiais que geraram reclamações dos moradores pela deterioração do pavimento. Elas serão reavaliadas, quanto aos procedimentos e readequações técnicas necessárias, por meio de reuniões com a empresa executora, administração regional e comunidade para planejar as intervenções necessárias. Marcos Túlio informou ainda, que a mesma revisão técnica está sendo realizada nas especificações e projetos dos bairros Tupã, Nascentes Imperiais e Chácaras Solar do Madeira para posteriormente emitir as ordens de serviços.