Os idosos a partir de 67 anos podem procurar as 25 salas de vacinação de Contagem para tomarem a primeira dose da vacina contra o coronavírus no mutirão que acontece nesta quinta-feira (1º/04) no município. A Prefeitura de Contagem decidiu na manhã de hoje ampliar o público-alvo, inicialmente previsto para 68 e 69 anos, por conta da demanda e da disponibilidade de doses.
O mutirão de vacinação começou de forma tranquila e sem filas. Na unidade referência do Distrito Sanitário Riacho, montada no Sesc, os profissionais da Secretaria de Saúde distribuíram senhas para os idosos, visando dar agilidade ao processo de vacinação e evitando, assim, filas e aglomerações. Em menos de duas horas, cerca de 600 senhas já haviam sido distribuídas e 150 carros haviam passado pelo drive thru.
Segundo a diretora do Distrito Sanitário Riacho, Carolina Castro, cerca de 70 profissionais do distrito foram mobilizados para trabalhar neste primeiro dia de vacinação dos idosos de 68 e 69 anos. Para o mutirão, foram montadas oito cabines de vacinação e 16 postos de triagem dentro do Sesc. No drive thru, três estações de vacinação foram disponibilizadas para aqueles idosos com dificuldade de locomoção ou que optaram por esse tipo de atendimento.
Moradora do bairro Riacho, a dona de casa Maria Dolores da Silva Campos tem 68 anos e estava bem ansiosa para tomar o imunizante. O marido dela, de 74 anos, faz tratamento contra um câncer e tomou a primeira dose da vacina no último sábado, 27/03. "Nós que temos filhos e netos que precisam sair para trabalhar, temos que ter esse cuidado mesmo. Precisamos vacinar sim, só assim vamos poder nos proteger. Eu não estava aguentando de ansiedade para chegar a minha vez. Já quero tomar a segunda dose logo", afirmou ela.
Mesmo tomando a primeira dose do imunizante, a dona de casa sabe dos cuidados que idosos devem tomar após a vacina. "Não é porque tomamos a vacina que temos que parar de nós cuidar. Já está tendo muita variante e precisamos continuar usando álcool, máscara e fazendo a higienização. Precisamos nos proteger até isso acabar", completou.
Na unidade também ocorre a aplicação da segunda dose da vacina para idosos que já foram imunizados em outras faixas etárias.
Para vacinar, é necessário que o idoso leve documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. Como medida preventiva contra o coronavírus, só será permitido um acompanhante durante a vacinação.
Confira os locais de vacinação AQUI.
https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/51003037949/in/dateposted/