Contagem recebeu da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) cinco respiradores e dez capacetes Elmo (mecanismo de respiração artificial não invasivo que reduz em 60% a necessidade de internações em leitos de UTI). Os equipamentos são para atender pacientes em tratamento da Covid-19 no município.
Nesta sexta-feira (26/3), a prefeita Marília Campos, acompanhada pelo vice-prefeito Ricardo Faria, esteve com os presidentes da Fiemg, Flávio Roscoe, e do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Ciemg), Fábio Sacioto, para agradecer a iniciativa. “Consideramos muito importante esta iniciativa, porque estamos em uma fase onde a estrutura que temos é insuficiente para acolher os pacientes que estão internados. Com estes respiradores e Elmos, vamos cuidar da população de Contagem. Também nos colocamos à disposição para parcerias que vão estimular o desenvolvimento econômico da nossa cidade”.
Marília explicou que a situação no país é muito grave e a taxa de ocupação de leitos está alta. Isso faz com que os municípios tentem ampliar ainda mais a estrutura de atendimento para a população. A Fiemg é uma parceira do município, que está fazendo uma doação importante e permitindo a ampliação dos leitos de UTI.
Durante o encontro, foi reiterada a solicitação às instituições Fiemg e Ciemg para que, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, articulem com as indústrias instaladas em Contagem a aquisição de mais respiradores e equipamentos hospitalares que contribuirão para a ampliação do número de leitos. “Os pacientes de Contagem e da Grande BH em tratamento da Covid-19 serão diretamente beneficiados. Atualmente, em torno de 30% das ocupações dos leitos de UTI e de Enfermaria da cidade são de outros municípios”, informou o secretário de Saúde, Fabrício Simões.
Flávio Roscoe lembrou sobre a visita anterior da prefeita Marília Campos a sede da federação, onde foi solicitado o apoio às demandas de saúde e também para o desenvolvimento econômico do município. Ele destacou que além desta doação, outras entregas serão realizadas para Contagem no intuito de ajudar na resolução das demandas de saúde. “Em um primeiro momento, fizemos esta contribuição, mas estudamos ampliar as doações. Agradeço a prefeita pelo trabalho de parceria com a Fiemg para desenvolver o pólo industrial. É um prazer contribuir com esta importante cidade. O que estiver ao nosso alcance, será feito”. Ele explica que os respiradores simbolizam um alívio para o sistema de saúde e vão possibilitar a abertura de novos leitos neste momento crítico da pandemia. “O objetivo é para que haja uma expansão da capacidade hospitalar dos municípios, com isso, a redução do número de mortes”.
O presidente da Ciemg, Fábio Sacioto, salientou a necessidade de garantir o funcionamento das indústrias durante a pandemia. “Precisamos fazer todo o esforço para não quebrar a cadeia produtiva das cidades com a pandemia. E, Contagem, entendeu isso! Como é importante garantir este funcionamento, pois são as indústrias que fabricam os cilindros, respiradores, dentre outros equipamentos para abastecer o sistema de saúde”.
Contagem é um dos 275 municípios mineiros que receberá apoio logístico da Fiemg para a campanha de vacinação, por meio da doação de insumos de saúde.
Outras parcerias
Na pauta, também esteve a assinatura de um acordo de cooperação entre a Prefeitura de Contagem e as instituições para a atração de novas empresas e projetos de qualificação profissional para mulheres e jovens. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Renê Vilela, falou sobre a importância desta parceria para o município. “Estamos muito agradecidos pelo apoio e contamos com a Fiemg e Ciemg para continuarem contribuindo com o sistema de saúde, como também o desenvolvimento do nosso parque industrial. Já encaminhamos a minuta para que seja estabelecido o acordo de cooperação que fizemos durante a primeira visita. Fizemos várias reuniões com a equipe de inovação, atração e investimentos, então vamos poder assinar um acordo inédito para Contagem”.
Participaram também da reunião o presidente do Instituto Estrada Real e Consul do México, Felipe Mota, e o assessor especial da Prefeitura de Contagem, Albert Plucky.
Projetos
Em fevereiro, a prefeita Marília Campos firmou com o presidente Flávio Roscoe a intenção de parceria para execução de diversos projetos para a cidade. Como a requalificação dos distritos industriais e a realização de cursos profissionalizantes e de qualificação segundo a vocação industrial do município. Para ela, é importante a constituição de um sistema integrado de qualificação profissional entre a prefeitura, o Sistema S, universidades e fundações. Também foi discutida a adesão da Fiemg à Campanha Pacto pela Vida; a criação de um ambiente de inovação tecnológica na cidade, com hub de startups (espaços físicos onde as startups colocam em prática as ideias), laboratório, indústria 4.0 e inclusão digital de estudantes; atração de novos investimentos, dentre outros assuntos.
Neste encontro, a Fiemg se comprometeu a ajudar ainda com a doação de respiradores para o tratamento de pacientes com Covid-19.
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:
https://www.flickr.com/photos/191922565@N02/albums/72157718791206132 Repórter Cristiane Oliveira Fotógrafo Newton de Castro Resende