A Prefeita Marília Campos se reuniu nesta sexta-feira (12/3) com dirigentes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) para alinhar detalhes do protocolo de medidas de segurança que será adotado na próxima semana. Na reunião, ela apresentou o documento que estabelece medidas sanitárias para reduzir o número de passageiros nos transportes metropolitano e municipal que circulam pela cidade.
O protocolo cumpre o Decreto 055/21, publicado na última segunda-feira (8/3). Além disso, a Transcon apresentou um plano de ações para a fiscalização. A autarquia municipal de trânsito realizou um mapeamento das linhas municipais que apresentaram registro de lotação excessiva. No plano, foram relatadas as medidas a serem aplicadas pelo órgão, além dos veículos reservas que estarão de prontidão para serem acionados em caso de superlotação dos ônibus.O protocolo estabelece ainda que os coletivos municipais e metropolitanos deverão realizar a higienização com álcool em gel no embarque e desembarque de passageiros; fornecer máscaras para os motoristas; fazer a desinfecção diária do ônibus com lavagem e higienização geral; além de apresentar aos passageiros material informativo de cumprimento das normas sanitárias de enfrentamento ao novo coronavírus. A campanha deverá conter informações para que o cidadão seja fiscalizador, denunciando o descumprimento do decreto por parte dos coletivos.
Segundo a prefeita, é preciso que as medidas de segurança contra a covid-19 sejam cumpridas dentro dos coletivos. “Precisamos que todos cumpram as normas dentro dos coletivos administrados pela Transcon e também pelo DEER (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais), enfatizou.
O diretor do Sintram, empresário Ermelindo da Costa Júnior, disse que o desafio é melhorar o transporte público de Contagem e da região metropolitana. “Fizemos um compromisso com a prefeita. A partir da próxima segunda-feira (15/3), vamos aumentar o número de viagens, oferecer álcool em gel na entrada dos coletivos, marcar o distanciamento no assoalho e desinfectar os veículos antes de cada viagem”, informou.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Renê Vilela, disse que o protocolo vai melhorar as condições sanitárias e de conforto no transporte coletivo que serve a população de Contagem. “Será importante que a população colabore não adentrando em coletivos já com a lotação máxima e que acione a Transcon quando houver descumprimento das medidas de segurança que pretendem conter a disseminação da covid-19. O governo está mobilizado para que as ações tenham resultados positivos”, disse.
A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon) falou sobre a fiscalização. “Vamos fiscalizar todas as linhas e quando for flagrado aglomerações, os passageiros serão convidados a desembarcar e embarcar nos ônibus extras que serão disponibilizados. Teremos mais 57 viagens, em 27 linhas municipais. Cartazes com informações serão afixados nas portas e dentro dos veículos”, explicou o presidente da Transcon, Leonardo Gonçalves Reis.
O secretário de Obras e Serviço Urbano, Marco Túlio Melo também participou da reunião e sugeriu que seja feito um trabalho de comunicação para informar a população quais são os ônibus municipais e quais são os metropolitanos.
Marília finalizou a reunião dizendo que espera que a população veja todo o esforço que está sendo feito para evitar a contaminação em aglomerações em coletivos. "Não basta fechar os comércios se não diminuirmos as aglomerações nos ônibus. Espero que as empresas de transporte público cumpram o combinado e que a população nos ajude respeitando as medidas de segurança que estão na Campanha “Pacto Pela Vida” e que são capazes de evitar a disseminação do covid-19”, disse a prefeita.