A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Obras, dará início, na noite desta sexta-feira (12/3), a etapa de içamento das pré-lajes do Viaduto Ceasa, na Regional Ressaca. A duplicação do elevado é uma importante intervenção no município, que vai resultar em agilidade no trânsito e integrar regiões da cidade.
Para que essa nova etapa das obras sejam executadas com segurança, a Transcon vai realizar operação de trânsito específica para o local. Entre os dias 12 e 16 de março, no período das 22h às 5h, os condutores que passarem pela região deverão ficar atentos à sinalização, pois haverá um desvio na avenida Severino Ballesteros Rodrigues, no sentido Betim.
Para seguir no sentido Betim, os motoristas deverão fazer o seguinte desvio:
... Av. Severino Ballesteros Rodrigues, pista marginal da BR-040 (sentido Sete Lagoas), Viaduto das Américas (esquerda), retorno para a BR-040 (sentido BH), pista marginal da BR-040, Av. Helena de Vasconcelos Costa (sentido Betim) ...
Já aqueles que pretendem seguir no sentido Pampulha, o trânsito não sofrerá interrupção. Haverá operação “pare e siga” sobre o viaduto, pois o fluxo de trânsito será realizado pela contramão de direção.
Se as condições climáticas estiverem estáveis, sem ocorrência de fortes precipitações, o trecho da avenida será liberado na próxima terça-feira (16/3). Caso ocorra chuvas e vento forte, o cronograma de lançamento das pré-lajes poderá ser prorrogado para mais dias.
As intervenções no local têm o apoio operacional Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da concessionária Via 040. Agentes da Transcon vão monitorar o trânsito na região.
A duplicação do Viaduto Ceasa é uma importante intervenção viária que vai reduzir o gargalo de trânsito na região da Central de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas). Localizado sobre a BR-040, altura do KM 527, o elevado faz a conexão de duas importantes vias do município: as avenidas Severino Ballesteros Rodrigues e Helena de Vasconcelos Costa.
As obras no elevado resultarão em mais agilidade no trânsito, sobretudo na integração das regionais Ressaca e Nacional ao restante da cidade. O viaduto passará de três faixas de trânsito para seis. Serão três faixas para cada sentido. A requalificação do elevado contempla ainda a ampliação das alças de acesso e adequações de mobilidade, como a reestruturação das calçadas e a implantação de piso tátil.