Contagem está entre os municípios brasileiros que aderiu ao consórcio público para a compra de vacinas contra a covid-19. A cidade assinou, na sexta-feira (5/3), o protocolo de intenções, denominado Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras). O Conectar é encabeçado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e dará suporte aos municípios caso o Programa Nacional de Imunização (PNI) não consiga suprir a demanda nacional.
Na próxima semana, Contagem enviará à Câmara Municipal o projeto de lei, necessário para referendar a adesão. De acordo com a prefeita Marília Campos, a aprovação e publicação da lei é prioridade neste momento diante do agravamento da situação em todo o país. ‘’Precisamos agilizar a tramitação. Essa adesão é a oportunidade que temos de adquirir não só as vacinas, mas insumos para combater a covid-19, ampliando e acelerando a vacinação em nossa cidade e em nosso país’’, esclareceu.
De acordo com o presidente da FNP, Jonas Donizette, os municípios terão um prazo de 15 dias para aprovar projeto de lei nas câmaras municipais. ''O documento será único para todas as prefeituras, e é bem simples. O prazo para que a cópia da lei municipal seja enviada à FNP é até 19 de março. A intenção é constituir o consórcio até o dia 22 de março, com CNPJ e oficialmente apto para a compra de vacinas’’, reiterou. Na visão do presidente, a vacinação é essencial para a retomada segura das atividades.