Convocada em caráter de urgência, acontece nesta segunda-feira (8/3) às 11h, reunião com prefeitas e prefeitos da Grande BH. Promovido pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Granbel), o encontro vai debater soluções conjuntas para o enfrentamento à pandemia da covid-19. Também estarão presentes os representantes da Agência Metropolitana e da Secretaria de Estado de Saúde.
A prefeita de Contagem, Marília Campos, que é vice-presidenta da Granbel, assumiu as articulações para que as providências cabíveis neste momento de agravamento da crise sanitária fossem decididas de forma coletiva. “Acredito que para conter a proliferação do vírus nas cidades metropolitanas é necessário que as decisões sejam conjuntas e acertadas. Não adianta fazer o lockdown em Contagem ou em outra cidade, se os demais municípios continuam abertos. Todo esse esforço será em vão se for feito isoladamente. Na conversa ontem com o secretário de Governo do Estado, Igor Eto, a ideia foi muito bem recebida. Sugeri a ele reunisse primeiramente os secretários de saúde da região metropolitana e em seguida os prefeitos e prefeita. Em seguida, convidei a Assembleia Legislativa para participar conosco deste esforço e solicitei uma ação efetiva da Granbel, que agendou para segunda-feira próxima o debate”, explicou.
Marília se reúne neste sábado (6), às 17h, de forma remota, com a sua equipe de governo (secretariado e administradores regionais), com o pesquisador Rômulo Paes da Fiocruz e com o professor da Faculdade de Medicina da UFMG, o infectologista Unaí Tupinambás. O propósito é discutir o panorama epidemiológico da cidade diante da pandemia do novo coronavírus, além de medidas restritivas a serem apresentadas durante a reunião da Granbel.