Para manter o comércio funcionando e preservar a saúde da população, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, e em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) intensificou as rondas noturnas em bares e restaurantes do município.
Formada por oficiais da Guarda Civil e da PM, fiscais de Postura, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente, a Patrulha Pacto pela Vida percorreu, durante sete dias (dias 15, 16, 17, 21, 22, 23 e 24/01), pontos comerciais em todas as regiões do município, focando especialmente naqueles com reiterados descumprimentos dos protocolos sanitários de enfrentamento à pandemia e das regras impostas pelo Decreto 004/21.
Ao todo, foram fiscalizados 75 estabelecimentos e apenas 11 foram interditados. Destes interditados, quatro (4) foram multados por aglomeração, cunho clandestino e completa transgressão às medidas sanitárias, cuja soma das penalidades chega a quase R$ 73 mil. Além de bares e restaurantes, a operação fiscalizou casas de shows, distribuidoras de bebidas, eventos e festas irregulares na cidade.
De acordo com o comandante da Guarda Civil de Contagem, Wedisson Luiz da Silva, apesar dos casos de reincidência e descumprimento das novas regras, muitos estabelecimentos já se adequaram. “Isso é uma boa notícia e um sinal de que o comércio está mais consciente”, observou.
Se compararmos os dados do final de semana retrasado com os do último final de semana é possível verificar que o número de locais interditados caiu. Nos dias 15, 16 e 17/01, sete (7) estabelecimentos foram interditados, enquanto nos dias 21, 22, 23 e 24/01, quatro (4). ”Acredito que essa análise seja um indício de que o comércio está aderindo ao Pacto pela Vida e assumindo, junto com o executivo municipal, a corresponsabilidade para vencer a batalha contra o vírus", destacou a secretária municipal de Defesa Social, Paola Soares.
Pacto pela Vida: é um plano para preservar a saúde da população e manter o comércio funcionando. Suas diretrizes foram construídas através do diálogo entre a Prefeitura de Contagem, a Câmara Municipal de Contagem, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e mais de 200 lideranças empresariais, comerciais, industriais e religiosas. O Plano norteou a publicação do Decreto 004/21 e a realização de uma campanha educativa, que está sendo divulgada por toda cidade.
Funcionamento de bares e restaurantes O regulamento permite que bares e restaurantes funcionem, de quinta-feira a domingo até 23h, com o consumo de bebidas alcoólicas no local, desde que os estabelecimentos cumpram as normas sanitárias. De segunda-feira a quarta-feira, os restaurantes podem funcionar até as 15h, sem o consumo de bebidas alcoólicas, mas podem comercializar o produto. Ajude a fiscalizar: ligue 153. No caso de descumprimento, as autoridades municipais podem impedir ou suspender o funcionamento.