A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Superintendência de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, continua cuidando dos idosos da cidade, mesmo que de forma virtual, nesta pandemia. Pensando nos danos que o distanciamento social pode acarretar à saúde da terceira idade, além de levar um pouco de conforto e carinho e amenizar a distância, o órgão público criou o Projeto Disk Carinho. A ação iniciou na segunda quinzena de maio e é realizada por contato telefônico, permitindo que o idoso expresse seus sentimentos, medos e inseguranças, além de compartilhar momentos de como tem passado por esse tempo de isolamento.
Com o isolamento social, medida imposta em decorrência da Covid-19, 4.500 idosos que participam dos equipamentos da prefeitura, como os EBVs Mário Covas e Luiz Palhares, e o Espaço do Saber, tiveram suas atividades suspensas por tempo indeterminado. Tais atividades - hidroginástica, atividades físicas, bailões, artesanato - são contempladas no Termo de Colaboração 0004/2019 com a Associação dos Moradores do Bairro Novo Progresso II - AMONP.
A superintendente, Maria Fontana, explica a importância de manter contato com os idosos. “Entende-se que neste momento, os laços de amizade e os vínculos afetivos precisam ser fortalecidos. O Disk Carinho chega então para minimizar de alguma forma os efeitos do distanciamento entre os idosos”, disse Fontana. Ainda de acordo com a servidora pública, essa ação também é uma oportunidade para transmitir ao idoso uma mensagem de apoio e motivação, de dizer da importância dos cuidados tão necessários neste momento e ainda, reafirmar que de alguma forma estamos juntos e, assim que tudo passar, porque vai passar, estaremos de volta com tudo o que foi temporariamente interrompido, em favor da vida, e com muito mais.