A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Diretoria de Proteção Social Especial de Média Complexidade, promoveu, na sexta-feira (06/12), o II Seminário de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto no Centro Universitário Una – Campus Contagem.
Segundo a superintendente de Assistência Social, Miralva Morais, um dos nossos maiores desafios é defender o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que preconiza todas as intervenções em relação à infância e à juventude, e ao adolescente que comete ato infracional. "Estamos num momento em que a juventude vive na perspectiva da coisa fácil e isto leva para caminhos difíceis. Portanto, esse espaço de discussão é importantíssimo para que seja contínuo esse debate das medidas socioeducativas, de um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) que realmente fomente e empodere essas famílias e que atendam aos interesses desses adolescente. Com todas as dificuldades pelas quais passamos, nossas equipes têm se empenhado para que seus objetivos e direitos sejam garantidos aos nossos munícipes”, destacou a superintendente.
O seminário teve como objetivo de apresentar o percurso do acompanhamento das medidas socioeducativas no município de Contagem e avançar na corresponsabilidade para a execução dessas medidas. As temáticas abordadas contemplaram os eixos estruturantes das medidas em meio aberto, prestação de serviços à comunidade e liberdade assistida, como se dá o atendimento no município, bem como a importância da responsabilidade compartilhada entre as políticas públicas setoriais e demais atores da rede.
Para o adolescente Salomão, participar do seminário é muito gratificante por ser exemplo para outros jovens que querem mudar de vida. "Hoje, nós jovens, estamos vivenciando exemplos ruins, e infelizmente alguns companheiros optam por seguir esse exemplos. Espero que todos que estejam neste seminário acreditem na regeneração de jovens infratores e possam entender que há outras caminhos, melhores e mais compensadores. Graças a Deus, ao CREAS Eldorado, minha família e todos que estão aqui lutando por uma causa boa, podem ter certeza que colherão bons frutos”, relatou o adolescente.
A secretária de Desenvolvimento Social de Contagem, Luzia Ferreira, reconheceu o trabalho de cada um dos profissionais que se desdobram para exercer suas funções e criarem oportunidades para a reinserção social dos jovens do município."O trabalho do CREAS, aqui em Contagem, e o apoio que o prefeito Alex de Freitas tem dado à assistência social, valorizando a carreira dos profissionais e a realizando concurso público, confere credibilidade e colabora para dar mais permanência e institucionalidade à Politica de Assistência Social do município. Espero que possamo cada vez mais criar metodologias e novas propostas para o ano 2020, com o intuito de potencializar a execução dos serviços de atendimento a população que mais necessita”, pontuou a secretária.