O Procon Mirim Contagem está cada vez mais solicitado nas escolas para promover palestras aos estudantes. O órgão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que visita escolas municipais desde 2012, promoveu sua primeira palestra em escola particular, na quinta-feira (24/10). Estudantes de 9 a 11 anos do Instituto Educacional Meu Cantinho Feliz (IEMCF) tiraram várias dúvidas ao longo da palestra com a assessora jurídica do Procon, Dáfany Norberto Lagares.
A funcionária pública explicou aos alunos sobre venda casada, precificação, garantia, propaganda enganosa e abusiva, prazo de desistência, troca de produtos, black friday, obsolescência programada e formas de pagamento. “A palestra para a IEMCF foi um grande passo para o projeto, pois essa é a primeira escola particular a solicitá-la. Esperamos que tanto escolas particulares quanto da rede pública entendam e reconheçam a importância de incluir o direito na escola e compreendam que os pequenos são agentes multiplicadores de conhecimento”, disse Dáfany.
De acordo com a diretora do IEMCF, Lúcia Cássia Pereira, a secretária da escola ficou sabendo do Procon Mirim após participar, no início do mês, do II encontro com escolas particulares, promovido pelo Procon em parceria com o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep). “Como estamos em uma época de formação de opinião, temos que ter conhecimento. Às vezes as pessoas pensam mais nos seus deveres e obrigações e esquecem que os direitos dos outros também precisam ser respeitados. Diante de tantas injustiças e coisas que estão acontecendo atualmente, é importante adquirirmos conhecimento para saber o que é real e não replicarmos falsas informações”, declarou.
Procon Mirim
O Procon Mirim é um programa idealizado, desenvolvido e coordenado pelo Procon-MG, órgão integrante do Ministério Público de Minas Gerais. Criado em 19 de abril de 2005, o programa objetiva despertar nas crianças, de 7 a 12 anos, o interesse pelos direitos e deveres do consumidor, possibilitando a formação de consumidores capazes de decisões mais conscientes em suas relações de consumo.
A superintendente do Procon Contagem, Rariúcha Amarante, relata que, desde 2012, o órgão de Contagem, tendo como referência o projeto do Procon Estadual – Ministério Público de Minas Gerais, formatou uma ação voltada à educação para o consumo, junto aos professores da rede municipal e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. “O palestrante do Procon vai até o ambiente escolar e torna os professores e alunos multiplicadores deste projeto dentro e fora da sala de aula”, afirmou
Endereços e horários dos pontos de atendimento do Procon:
Sede: avenida José Faria da Rocha, 1016, Eldorado
Horário de funcionamento: 8h às 16h.
-Shopping Contagem -3 piso,no posto “Prefeitura aqui” : avenida Severino Ballesteros, 850 – Cabral.
Horário de funcionamento: 10h às 14h e 15h às 19h
Telefones: 151/ 3398-3434 / 3392-7328