Contagem recebeu mais 15 gestores do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, na quarta e quinta-feira (18 e 19/9). Esse intercâmbio promovido pelo Ministério da Saúde tem como objetivo debater e aperfeiçoar o trabalho de atendimento domiciliar. De acordo com Ministério da Saúde, o município escolhido como sede do encontro por ser referência para o país quando o assunto é Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). A equipe do SAD Contagem já recebeu, inclusive, prêmios do governo federal.
A analista de Políticas Sociais do Ministério da Saúde, Débora Verdi, destacou que uma das pretensões desse encontro é a troca de vivências. “Contagem é destaque no SAD, por isso, trouxemos gestores de diversas partes do Brasil até o município para que possam trocar experiências e obter conhecimento, para então disseminar”, informou a analista. A comitiva de profissionais de saúde de outros estados visitaram o Complexo Hospitalar de Contagem, o Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz e conheceram, na prática, como funciona o atendimento aos pacientes em casa. A proposta foi apresentar a rede de saúde de Contagem, logística, fluxos e formas de encaminhamento e acolhimento dos pacientes.
A subsecretária de Assistência em Saúde, Kênia Carvalho, ressaltou que Contagem está sempre de portas abertas para receber gestores de outras cidades. “A troca de experiência é fundamental para o fortalecimento do SUS”, assegurou. O superintendente de Urgência e Emergência, Flávio Luiz dos Santos, destacou que a rede do SUS Contagem está preparada para receber o SAD. “Fizemos uma integração com a Atenção Básica e, também, com o Hospital. Nosso objetivo é acompanhar o paciente ao longo de todo o seu ciclo de vida”, ressaltou.
Ao final das visitas, os gestores debateram o que pode ser aplicado e aperfeiçoado em suas cidades. A gestora do SAD da cidade de Santos, em São Paulo, Rúbia Valente, não escondeu a satisfação de conhecer o trabalho realizado em Contagem. “Conhecer a realidade é sempre bom para que possamos trabalhar em nosso município o que aprendemos aqui. ao final, o diretor do SAD Contagem, Erivelton Carvalho, resumiu o que foi o encontro. “É um reconhecimento de um trabalho executado há algum tempo. Reconhecimento de um trabalho bem feito”.
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de Contagem
O SAD Contagem beneficia 2.300 pacientes. O serviço no município é referência nacional devido ao amplo atendimento e à criação de equipes especializadas, como pediatria, ortopedia e cuidados paliativos. O objetivo do serviço é atender pessoas que necessitam de atenção à saúde em situação de restrição ao leito ou ao lar, de maneira temporária ou definitiva ou em grau de vulnerabilidade.
Equipes do SAD
Desde fevereiro de 2019, o município passou a contar com sete equipes, que é composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, assistente social e técnicos de enfermagem. Além disso, Contagem conta com três Equipes de Apoio, chamadas EMAP. A EMAP é formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, nutricionista e cirurgião-dentista.