Com o objetivo de fornecer orientações para elaborar, estruturar e monitorar processos por meio de Mapeamento de Processos e Indicadores da Qualidade, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecon) promoveu, nos dias 10 e 11 setembro, um treinamento para servidores públicos e colaboradores de empresas privadas. Alguns dos temas abordados durante o treinamento foram: abordagem de processo, tipos de processo, interação dos processos, abordagem dos processos, abordagem de processo na ISO 9001:2015, passos para elaboração do mapeamento de processo, redesenho de processos e indicadores.
Os principais tipos de processos são negócios, que é a essência do funcionamento da organização, tais como produção, atendimento ao cliente e fornecimento de serviço. Organizacionais, gestão efetiva do negócio, compras, financeiro e qualidade. E, por último, os gerenciais que incluem os processos de informação e decisão, processos de suporte gerencial, como avaliação de desempenho e definição de metas.
De acordo com o consultor e diretor da Quallycom, Guilherme Oberdá Neto, os principais pontos apresentados durante o treinamento foram a abordagem e o mapeamento de processos e indicadores de desempenho. “ Para uma organização funcionar de maneira eficaz, ela tem que identificar e gerenciar diversas atividades interligadas. Uma atividade que usa recursos e que é gerenciada de forma a possibilitar a transformação de entradas e saídas pode ser considerada um processo. A aplicação de um sistema de processos em uma organização, junto com a identificação, interações desses processos e sua gestão, pode ser considerada como abordagem de processo. Uma vantagem da abordagem de processo é o controle contínuo que ela permite sobre a ligação entre os processos individuais dentro do sistema de processo, bem como sua combinação e interação”, salientou Guilherme.
A gestora fazendária, Elizete Almeida Santana, desenvolve atividades de auditoria na Controladoria Setorial da Secretaria de Estado de Fazenda. Ela buscou o treinamento com o objetivo de adquirir conhecimento para execução de ações em auditoria interna. “Estamos trabalhando com gestão de risco (ISO 31000:2018) e conhecer como realiza o mapeamento dos processos e os indicadores de qualidade é de grande importância. A servidora avaliou o curso positivamente. “Gostei muito. Achei o professor bem didático, preocupado em ser claro com todos os alunos, principalmente, nós do setor público, que não temos muito essa vivência, com processos”, ressaltou Elizete.
Também foram aplicados exercícios práticos para que os alunos pudessem aprofundar o conteúdo apresentado em sala de aula. O treinamento faz parte das ações do Programa Empreender, que tem como foco promover a melhoria da qualidade, da produtividade das instituições públicas e privadas, atendendo ao cumprimento das exigências do mercado globalizado, em especial dos padrões estabelecidos em normas internacionais. e fique por dentro de todas as atividades oferecidas pela Sedecon.