As unidades de pronto-atendimento do Centro Materno Infantil (CMI) Juventina Paula de Jesus integraram mais um módulo do sistema informatizado “Prontuário Eletrônico”, nesta semana. Agora, a plataforma faz a gestão das informações e o chamamento do paciente até o consultório médico.
“A segurança do paciente está entre as principais vantagens do prontuário eletrônico. Diferentes níveis de segurança são usados para garantir que somente profissionais autorizados tenham acesso aos dados registrados e compartilhados no prontuário. Além disso, a plataforma proporciona ferramentas para gestão direcionar melhorias,” explica o Analista de Sistemas Pleno do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC), Felippe Cunha.
Funcionamento do sistema
Antes o paciente retirava a senha na recepção dos Prontos-Atendimentos (PAs) Pediátrico ou Obstétrico do CMI e era chamado pelo painel para a triagem. Após ser atendido nesta primeira etapa que é feita pelos profissionais da enfermagem, o paciente e o acompanhante aguardavam na recepção o médico chamar para consulta com a ficha imprensa em mãos.
Com o novo módulo, o paciente é chamado para o consultório médico pelo painel presente nas recepções dos PAs. O médico acessa a ficha feita pela enfermagem no computador do consultório e registra as observações clínicas também no sistema.
A enfermeira do PA Pediátrico, Vânia das Dores Santana, que atua no acompanhamento dos pacientes da Observação e da Sala Vermelha gostou das mudanças no processo de trabalho. “O prontuário eletrônico é dinâmico e claro, dando um novo ritmo para as nossas tarefas. As evoluções dos pacientes são registradas e podem ser avaliadas a todo o momento, o que gera mais assertividade no atendimento,” completou.
O coordenador de Enfermagem do PA Pediátrico, Davidson Coelho Jacome, conta que o sistema auxiliará para gestão das informações e recursos. “Como todas as informações são lançadas no sistema é possível dimensionar com mais precisão os materiais gastos na assistência aos pacientes”.
Treinamento
Desde maio, a equipe de Tecnologia e Informação (TI) do CHC vem realizando treinamentos para o avanço do sistema que será usado em toda a rede de urgência e emergência das unidades de Contagem. “O objetivo é que no final da implementação de todos os módulos, nós tenhamos conhecimento do tempo total gasto no atendimento de cada paciente e tudo que foi usado no atendimento, aumentando a transparência e confiabilidade. Quem mais ganha com todo esse processo é o paciente, tendo um atendimento melhor qualificado” esclareceu o coordenador de TI do CHC, Augusto Assemany.
Além das capacitações, desde janeiro as unidades receberam investimentos na infraestrutura para o recebimento do sistema. Foram feitos o cabeamento nos setores, instalados os painéis, televisores, computadores em todos os consultórios, ilhas de impressoras e demais recursos tecnológicos necessários.
Além do CMI, outra unidade que já está com o prontuário eletrônico instalado até os consultórios médicos é a UPA de Vargem das Flores. Um cronograma prevê a implementação do sistema nas demais unidades de urgência nos próximos meses.