Os estudantes da Escola Municipal Ivan Diniz Macedo, localizada na Regional Vargem das Flores, foram os vencedores da etapa local do Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente 2018. Eles também conquistaram o 2º lugar na categoria Cientista Mirim I, com o projeto “Meu primeiro negócio sustentável”.
A proposta do nosso trabalho foi criar uma empresa que vendia alegria e produzia papéis recicláveis. Nós ainda desenvolvemos um instrumento para que nosso colega, portador de deficiência motora, pudesse escrever. Tudo com material reciclável. Dentro do projeto trabalhamos gêneros textuais”, destacou a professora-orientadora, Liza Iole Caetano.
Os estudantes, dirigentes e a professora-orientadora da Escola Municipal Ivan Diniz Macedo receberam medalhas, certificados e o troféu. Os prêmios foram entregues pela analista de comunicação da Belgo Bekaert Arames, Júnia Ferreira. “É com muita satisfação e carinho que a empresa realiza essa premiação. Ter a participação e empenho das escolas municipais em uma causa tão necessária que é o meio ambiente, nos alegra bastante”, destacou.
Samuel Henrique, 8 anos, aluno do 3° ano, participou do projeto vencedor e ressaltou a alegria em desenvolver a ação. “Gostei muito de participar desse projeto, nossa turma toda participando, um ajudando o outro. Espero participar no próximo ano e ser campeão novamente”, disse.
Vinte e cinco escolas de Contagem participaram do concurso. A ação é realizada pela Belgo Bekaert Arames e Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Esta é 27ª edição do Prêmio. Na etapa nacional concorreram 364 projetos de escolas públicas, particulares e de filhos de funcionários da empresa. Eles participaram nas categorias Cientista Mirim e Cientista Jovem.
O tema deste ano foi “Meio ambiente e ciência: reduzir, reutilizar e reciclar – os três ‘R’ no meu dia a dia”. Ao todo, 93.587 estudantes, 1.578 educadores e 522 filhos de funcionários da ArcelorMittal – Belgo Bekaert Arames, em 31 municípios, dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Santa Catarina foram envolvidos.