A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), participou nessa terça-feira (11), de uma reunião do projeto INTERACT-BIO promovido pelo ICLEI - International Council for Local Environmental Initiatives, uma associação internacional de governos locais e organizações que assumiram um compromisso com o desenvolvimento sustentável. A Semad foi representada pelas técnicas Walkyria Castilho e Bianca Massula.
O objetivo principal dessa reunião foi validar as áreas prioritárias para instalação dos Projetos Pilotos do Interact-Bio. Um desses projetos está previsto para ser instalado no Corredor Ecológico Serra do Curral e outro no Corredor Ecológico Belo Horizonte – Contagem – Betim.
A abertura do encontro foi feita pela equipe ICLEI América do Sul, que, entre outras coisas, repassou os resultados do 6º Encontro Global de Governos Locais e Subnacionais pela Biodiversidade, realizado no Egito. Após isso, o biólogo e mestre em Gestão Ambiental Antoine Fontaine apresentou sua experiência na implementação da National Biodiversity Strategy and Action Plans – NBSAP (Estratégia e Plano de Ação Nacional para a Biodiversidade – EPANB).
Dando sequência, foram apresentados os mapas elaborados pelos grupos de trabalho para as áreas prioritárias, a metodologia que foi aplicada e os resultados dos formulários multicritérios que foram elaborados com aspectos relativos à caracterização da área, serviços do ecossistema e ações para sustentabilidade. Essas informações resultaram em elementos para a seleção das áreas estratégicas, onde o Centro de Vivência Agroecológica – CEVAE/Taquaril foi a área selecionada dentro do corredor Serra do Curral e a Mata do Confisco no corredor Belo Horizonte – Contagem – Betim.
Com a definição das áreas para instalação dos projetos pilotos, foi feito um planejamento para o ano de 2019 referente as ações a serem implementadas, criando-se também um Grupo de Trabalho de Articulação, Fomento e Parcerias.