José Marcial Wariss Pena, paraense de nascimento, mas mineiro e atleticano de coração. No Complexo Hospitalar de Contagem, ele é conhecido como doutor Marcial. Com apenas 23 anos formou-se em medicina, em sua terra natal. O amor pela profissão herdou de um tio que era pediatra. Porém escolheu outra área, a ortopedia.
Marcial, já formado, chegou em Minas Gerais em meados de 1986. Em 2008, chegou a Contagem, trabalhou um período na antiga UPA JK. Há cerca dois anos chegou ao Hospital Municipal. Em tão pouco tempo, já se tornou querido e uma referência no hospital. Mensalmente atende cerca de 25 pacientes, que se tornam 25 amigos.
Jonathan Willer, morador do bairro Santa Cruz, sofreu um acidente de moto. Os ossos da canela se romperam, o destino dele se cruzou com Marcial. Operado pelo doutor, Jonathan não escondeu o sorriso ao relatar o tratamento recebido. Ele destacou que “o doutro Marcial é muito bom. Atencioso e bem divertido”.
Marcial tem outra característica que o diferencia de outros profissionais. Em 32 anos de medicina, sempre exerceu a profissão no Sistema Único de Saúde (SUS). “Sou 100% SUS, muitas pessoas me pedem para atender particular, mas não atendo, minha vida é dedicada ao Sistema Único de Saúde”, concluiu.
Dia do Médico
Nessa quinta-feira, 18 de outubro, é comemorado o dia do Médico. Marcial destaca que o jovem que escolher ser médico, antes de tudo tem que ter paixão pela profissão. Não pode ser pelo dinheiro, ele advertiu. “A pessoa que escolhe a medicina tem que gostar de gente, se não gostar, não exerce a profissão com dedicação”.
O 18 de outubro foi escolhido por ser também data para comemorar-se o dia de São Lucas. Discípulo do apóstolo de Jesus Cristo, Lucas era médico, escritor e ainda artista.