A prefeita de Contagem Marília Campos assinou na tarde desta quarta-feira (3/2), na Vila Barraginha, a ordem de serviço para dar início a construção do Parque Linear da Vila Barraginha, um espaço de esporte, cultura e lazer. A previsão é que a obra seja entregue até o aniversário da cidade, 30 de agosto.
A estrutura orçada em R$ 1,6 milhão tem previsão de conclusão em 180 dias. Os recursos serão provenientes da parceria entre a Prefeitura de Contagem e o Ministério das Cidades. Segundo a prefeita, todo empenho será empregado para concluir as obras o mais rápido possível. “Estive aqui na Vila Barraginha no início do ano quando uma forte chuva levou lama e água para dentro das casas de moradores e moradoras. Foi uma tristeza muito grande, mas hoje vamos começar a transformar esse lugar que causou tanto sofrimento com as enchentes em um espaço de lazer para a população. Espero que o parque fique pronto até o próximo aniversário de Contagem”, disse.
O parque, além de oferecer lazer e mais qualidade de vida para a população, tem uma função social importante. As obras de drenagem que foram realizadas têm a missão de evitar as constantes enchentes que causam prejuízos e colocam em risco a vida das famílias.
As intervenções contemplam a revitalização do campo de futebol, com a construção de duas quadras, além da implantação de uma academia da cidade e uma pista de caminhada. O complexo esportivo e de lazer será arborizado e com fácil acesso para a comunidade. Marília pediu que fosse adicionado ao projeto um parque para as crianças.
Prefeita assinou ordem de serviço e pediu agilidade na execução da obra.
O secretário Municipal de Obras e Habitação, Marco Túlio de Melo, caminhou pelo espaço acompanhado de assessores e disse que o projeto prevê a preservação das árvores e o plantio de outras. “Vejo com satisfação como a própria comunidade vem cuidando do espaço para que não seja transformado em bota-fora como tantos outros lugares. Vamos fazer o possível para executar as obras no menor prazo para que a população possa desfrutar do novo parque”, ressaltou.
Segundo os moradores, no campo de futebol, que estava desativado, eram realizados campeonatos com times da região. O futebol era o único esporte possível na vila já que não existe mais nenhum espaço de lazer na região.
Participação popular
Na ocasião, a prefeita Marília Campos convidou a comunidade para acompanhar as obras e propôs a formação de uma comissão de dez moradores e moradoras que ficarão responsáveis por acompanhar o andamento dos trabalhos das obras e manter contato com a prefeitura. “Queremos que o parque seja um lugar de esporte, cultura e lazer para os moradores da Vila Barraginha e região”, finalizou a prefeita.
Maílson Aleluia gostou da iniciativa da prefeita em convidar os moradores para acompanhar as obras do novo parque. “Acho muito bom, porque todos estavam desanimados e não acreditavam que poderia acontecer isso. A prefeita veio, deu a palavra e foi muito importante para nós. Tenho certeza que todos estão muito felizes e acreditando que com a Marília vamos alcançar vitórias”, ressaltou o morador.
Além da prefeita Marília Campos, do vice-prefeito Ricardo Faria e dos secretários municipais de Obras e Habitação, Marco Túlio de Melo, de Governo, Pedro Amaral, e de Esportes e Lazer, Rubens Macedo, estiveram presentes na Vila Barraginha, o diretor da empresa Construcawa, Carlos Wagner, os vereadores Pastor Itamar (PSC) e Vinicius Faria (Republicanos) e o assessor especial do gabinete da prefeita Rafael Aquino.
Repórter: Robson Rodrigues
Fotógrafa: Janine Moraes