Alunos de cinco cursos oferecidos atualmente pelo Centro de Formação do Trabalhador (Cefort) obtiveram palestra sobre o tema “Microempreendedor Individual (Mei) – Como Formalizar o seu Negócio”, ministrada pelo consultor do Sebrae, Clayton Albuquerque Vieira. A promoção é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sebrae, Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e Fundação de Ensino de Contagem (Funec).
A palestra foi realizada no Cefort no dia 9 de agosto e abordou a legislação voltada para o Mei; as restrições, deveres e direitos; inscrição municipal e inscrição estadual, além da emissão de Nota Fiscal, entre outros. A Lei Complementar 128/2008 alterou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei 123/2006) e criou a figura do Microempreendedor Individual. A capacitação com a palestra durou um dia, atingindo cerca de 100 alunos pela manhã e 100 à tarde.
O professor e consultor do Sebrae, Clayton Vieira, destacou a importância dos conhecimentos do microempresário das ferramentas propiciadas pela tecnologia da informação, especialmente, em função da concorrência. “Com os recursos da internet e independente dos portes e ramo da empresa, a equipe de colaboradores precisará saber a elaborar uma planilha de gestão diária e atentar para as questões de marketing digital, pois a tendência hoje é o mercado trabalhar com a venda on line”, exemplificou ele.
A oferta da palestra sobre o Mei vai ao encontro das características dos cursos normalmente ofertados pela Funec que capacitam pessoas numa profissão para o mercado formal ou informal para que possam abrir o seu próprio negócio, diante alto índice de desemprego atual no país. A palestra chegou a alunos dos cursos de Maquiador; Fotógrafo; Cuidador de Idosos; Barbearia e Gestor de Condomínio.
Além destes já citados, atualmente a Funec está oferecendo no Cerfort outros cursos como: Costura Industrial, Instalador e Reparador de Redes de Computador, Editor de Maquetes Eletrônicas, Editor de Projeto Visual Gráfico, Desenhista de Produtos Gráficos, Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos, Barbeiro, Esteticista de Animais Domésticos, Programador de Sistemas, Programador Web, Garçom, Inglês Básico e Gestor de Condomínio.
A carga horária fica entre 180 a 200 horas/aulas. Para informações sobre cursos e inscrições ligue 3912-2653 e 3393-4152 . Os cursos integram o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e a Funec é a responsável pela captação dos parceiros que ministram os mesmos e as inscrições dos interessados.
Experiência
Aluno do curso de Gestor de Condomínio, Eber Aparecido Nicolau, gostou da palestra e disse que talvez possa abrir seu negócio, mas primeiro irá trabalhar e adquirir experiência. O professor do seu curso, João Carlos, que assistia à palestra explicou que “é muito comum a figura do consultor independente ou consultor que depois abre seu próprio negócio nesta área, pois os conjuntos habitacionais de casas ou apartamentos vêm terceirizando muito a gestão deste serviço".
Outro aluno animado com as possibilidades de ser um Mei, é Carlos Antônio Pantolfo, que cursa a qualificação de Fotógrafo. “Esta aula despertou em mim a necessidade de planejar o meu futuro para abrir meu estúdio fotográfico. Mas primeiro tenho que trabalhar como autônomo”, disse ele, que tem apenas 22 anos. Já a professora do curso de Cuidador de Idoso, Eunice Vaz Andrade, disse que seus alunos idealizam muito atuar como autônomos ou em uma instituição de longa permanência, sendo entidade ou não, cujo número tende a aumentar, pois o número de idosos só vem subindo no nosso país.