A partir de uma demanda de moradores da Regional Ressaca, a Rua Ibaté, entre Aziz Abras e Ipú, na Vila União, passou a fazer parte da rota dos caminhões de coleta de lixo. A via era frequentemente utilizada como ponto de bota fora. Com objetivo de conscientizar e informar a população sobre as consequências de um descarte irregular de lixo, bem como explicar os serviços prestados pela Prefeitura de Contagem, a equipe de Mobilização Social da Subsecretaria de Serviços Urbanos iniciou nesta segunda-feira, 6 de agosto, um trabalho de casa em casa, na Vila União, para levar informações por meio de panfletos e cartilhas aos moradores.
Durante a execução do trabalho, os servidores conversaram com os moradores informando sobre o canal de comunicação da Limpeza Urbana, onde o cidadão entra em contato, por meio do número 0800 283 1225, e solicita os serviços de manutenção e limpeza (capina, varrição, recolhimento de animais mortos, tapa-buraco, limpeza de boca de lobo). Além disso, informam também os horários e dias de coleta, bem como a importância em colocar o lixo na rua nos dias e horários de rota dos caminhões. A cartilha, entregue para a população, conta com informações dos 27 Ecopontos existentes na cidade – lugar correto para a população despejar, gratuitamente, pequenos entulhos de construção civil, sucatas de materiais, mobiliários e madeiras.
Segundo com o subsecretário de Serviços Urbanos, João Bahia, os resultados já podem ser vistos na via. “Com frequência tínhamos que deslocar a equipe para a limpeza de um ponto de bota fora irregular. Com a mudança do trajeto do caminhão na região, os moradores já notam a otimização dos serviços. Por iniciativa dos moradores, em alguns locais da via foram plantadas mudas de árvores no intuito de deixar o ambiente mais agradável e uma pintura no muro simboliza o basta de lixo irregular no local. A parceria da população com a Administração Municipal é fundamental para a busca de medidas imediatas e viáveis para a melhoria dos serviços prestados”, disse.
Júnio Adriano Barbosa Silva é um dos presidentes da Associação Comunitária União em Ação. Ele participou ativamente do trabalho de conscientização dos moradores e está empenhado em garantir a melhoria dos serviços para a população. “Antes existiam pontos que eram utilizados como bota-fora. Procuramos a Prefeitura de Contagem e junto aos moradores estamos fazendo um trabalho conjunto de conscientização sobre o descarte correto do lixo. O caminhão de coleta irá passar na via e contamos com a colaboração das pessoas quanto aos horários para colocar o lixo na via. Este é um dos passos que estamos dando e é obrigação nossa manter e respeitar as regras para o bom convívio e um ambiente mais limpo”, ressaltou. O líder comunitário informou ainda que até o fim do ano está prevista uma programação com várias atividades de conscientização para que as ações sejam mantidas.
A partir de terça-feira (7), a Rua Ibaté fará parte da rota do caminhão de coleta. De acordo com dados apontados pela Equipe de Mobilização, de janeiro a julho de 2018, foram visitados 24.144 locais, entre residências e comércio. Em 2017, mais de 30 mil casas receberam a visita dos servidores. Cartazes também foram afixados em 50 ônibus municipais para orientação dos usuários quanto aos serviços de limpeza disponíveis na cidade.