Glesiane Cristina, moradora do Industrial, aproveitou o início da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite para levar a mãe e a filha. Ela e sua mãe se tomaram a dose única contra o sarampo. Já a pequena Lavínia Gabrielle, três anos, tomou as duas vacinas. “Proteção para minha filha e toda a família”, ressaltou Glesiane, sobre a vacinação.
Contagem intensificou, a partir dessa segunda-feira (6), o combate ao sarampo e à poliomielite. As crianças menores de cinco anos deverão ser encaminhadas as Unidades Básicas de Saúde para receber doses das vacinas. A campanha segue o até dia 31 de agosto. No dia 18 de agosto, acontecerá o Dia D de mobilização.
Além disso, adultos até 49 anos poderão ser imunizados contra o sarampo, caso não esteja com o cartão de vacina em dia. “Nosso foco são as crianças menores de cinco anos, porém maiores de cinco anos e adultos que estejam com o cartão atrasado também poderão ser vacinados”, informou a assessora da Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Fernanda Elisa.
Contudo, mesmo com diversas campanhas de vacinação ao longo do ano, Fernanda Elisa ressalta que a procura ainda é abaixo da meta. “Precisamos manter os cartões de vacina em dia, para evitar que as doenças voltem. Muitas doenças são transmitidas por via aérea, o que facilita a contaminação.”
Segundo o Ministério da Saúde, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas em todo o país. Em Contagem, cerca de 30 mil crianças estão aptas para receberem as vacinas. As vacinas estarão disponíveis em 51 salas de vacinação espalhadas por todo o município ( e veja os endereços). As salas funcionam das 8h às 16h30. No dia D, as unidades funcionarão das 8h às 17h.
Sobre as vacinas
Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP (injetável). Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP (gotinha).
Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.
Quem deve ser vacinado?
Contra a poliomelite:
Contra o sarampo:
Não devem ser vacinadas: