Na próxima segunda-feira (6), Contagem intensifica o combate ao sarampo e à poliomielite. Crianças menores de cinco anos deverão ser encaminhadas as Unidades Básicas de Saúde para receber doses das vacinas. A campanha vai até o dia 31 de agosto. No dia 18 de agosto, acontecerá o Dia D de mobilização.
Segundo o Ministério da Saúde, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas em todo o país. Em Contagem, cerca de 30 mil crianças estão aptas para receberem as vacinas.
As vacinas estarão disponíveis em 51 salas de vacinação espalhadas por todo o município ( e veja os endereços). As salas funcionam das 8h às 16h30.
São três os objetivos da campanha:
Importância da vacinação
A campanha acontece de quatro em quatro anos, porém, em 2018, a conscientização é ainda mais importante devido à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e à ameaça da poliomielite. O Brasil já tem 822 casos confirmados de sarampo em 2018.
Em Contagem, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), não são registrados casos confirmados de poliomielite ou sarampo desde o ano de 2001.
“É importante conscientizar sobre a necessidade da vacinação, para evitar a proliferação das doenças”, ressaltou a assessora da Central de Imunização da SMS, Fernanda Elisa.
Quem deve ser vacinado?
Contra a poliomelite:
Contra o sarampo:
Não devem ser vacinadas: