Uma pergunta que deveria ser feita a cada morador de Contagem: você conhece a Casa de Cacos? Isso porque é um local com mais de 60 anos, com curiosidades ímpar e, ainda, um detalhe especial: é uma arquitetura única no mundo. Ao menos, não se tem notícia, até o presente momento, de algo que se pareça com aquilo que está localizado no bairro Bernardo Monteiro, na rua Ignês Glansman, nº 132.
Entre os pontos de cultura de Contagem é um dos que abre aos finais de semana, sendo uma ótima opção para o lazer da família. Para quem pode ir entre terça e sexta-feira, das 9h às 16h, ótimo. Inclusive, nesse período, é quando a maior parte dos visitantes, os estudantes das escolas municipais, vão ao local, conhecendo a história e os detalhes dessa casa mágica.
Afinal, quem vai pensar que há uma casa revestida de louças na cidade? Pois há. E quem teve essa ideia foi um geólogo, de nome Carlos Luis de Almeida, popularmente conhecido por Seu Carlos. Por mais de 30 anos, ele foi montando o lugar, antes usada como “casa de campo”. Ele, que morava em Belo Horizonte, no bairro Carlos Prates, vinha para Contagem ou de trem, pela Estação Bernardo Monteiro, ou de carro. E por ali foi pensando uma série de situações, iniciando seu projeto audacioso, que virou o que é hoje.
E como levou muito tempo para a casa ficar pronta - infelizmente o Seu Carlos não viu a consolidação do projeto, tendo falecido em 1989 -, os detalhes da Casa de Cacos, assim como ela, também são únicos. Há quem visite a casa e conte que “aquele azulejo foi eu quem coloquei” ou “lembro de quando eu conversava com a Fifi” (elefanta revestida de cacos que fica na entrada da casa e que Seu Carlos utilizava para fazer brincadeira com as crianças). Essas e outras histórias são contadas pela gerente Lenna Santos, que quando criança, frequentou muito o local e também conheceu Seu Carlos.
Contudo, entre 2005 e 2021, o local ficou fechado, sendo necessária a sua total recuperação, que levou cerca de 16 meses, até ser devolvida à cidade, em 27 de agosto de 2022, em comemoração ao aniversário da cidade. Tombada pelo patrimônio histórico desde 1991, toda a história do local foi acompanhada pela população de Contagem, visitantes de outras cidades e países mas, principalmente, pelos vizinhos.
Já na parte ao fundo, à frente de onde hoje foi construído um anexo mais moderno - que não fazia parte do projeto original -, encontram-se outras xícaras, pratos e detalhes que só quem visita pode perceber.
Para visitar a Casa de Cacos é bem fácil. As pessoas podem ir no endereço sem agendar. Para grupos com mais de 10 pessoas, pede-se que façam o agendamento que pode ser feito presencialmente ou pelo telefone 31 3398-3289.
Serviço
Casa de Cacos
Endereço: rua Ignês Glansman, nº 132, Bernardo Monteiro
Agendamento para estudantes e grupo maiores: (31) 3398-3289
Horário de funcionamento: terça a sexta (8h às 12h e 13h às 17h), sábado (9h às 17h) e domingo (9h às 13h).