Única, inusitada, divertida, customizada e cheia de histórias. Assim é a Casa dos Cacos. Mais do que um patrimônio cultural tombado, ela está na memória afetiva de quem teve a oportunidade de conhecê-la nos anos 90 e início dos anos 2000, quando ainda era um dos principais pontos turísticos e culturais de Contagem.
A grande novidade, agora, é que a casa, famosa por ser decorada com mosaicos de louças e cerâmicas, poderá ser visitada pelas novas e futuras gerações. É que o espaço será reinaugurado, totalmente restaurado, no próximo sábado (27/8), das 10h às 14h, após anos de abandono e deterioração.
“A reabertura do Museu Casa dos Cacos é um presente para o município nos seus 111 anos. Entregá-la, completamente restaurada, é uma forma de resgatar a identidade cultural da cidade, fomentar o turismo e a capacidade de criar e de se encantar com a arte”, destacou a prefeita Marília Campos.
Ao longo do dia 27/8, uma intensa programação cultural foi organizada pela Prefeitura de Contagem para celebrar a entrega do museu e o aniversário da cidade. A festa começa às 10h, com a apresentação do coletivo Boi Rosado. Em seguida, acontece a cerimônia de descerramento de placa.
A programação vai até às 16h e conta, ainda, com o show de Raphael Sales, encontros de mosaicistas e escritores e escritoras contagenses, além das barracas da Economia Solidária. Durante a inauguração também será possível realizar visitas guiadas, por grupos.
Concursos Culturais
Na oportunidade, serão lançados dois concursos culturais. O primeiro para a escolha do nome do novo integrante da Turma do Contagito, que homenageia a Casa dos Cacos. O personagem será apresentado ao público no dia. O segundo será um concurso de desenho sobre a Casa dos Cacos de Louças voltado para o público das escolas de educação infantil (quatro a seis anos).
Memória e identidade
Localizada em uma rua sem saída no bairro Bernardo Monteiro, na Regional Sede de Contagem, a casa começou a ser construída na década de 1960 pelo geólogo Carlos Luís de Almeida. Por quase 30 anos, ele revestiu a casa com cacos vindos das mais diversas procedências. Além das paredes e muros, o geólogo recobriu móveis, objetos e fachadas até a sua morte em 1989.
Segundo relatos históricos, a Casa de Cacos é a única em sua tipologia no Brasil, sendo equiparada à Capela de Ossos na Igreja de São Francisco (Évora, Portugal) e às criações do arquiteto espanhol Gaudí.
Em 1991, a Casa foi adquirida pela Prefeitura de Contagem, e em 2000, tombada por meio do Decreto 10.445. O imóvel se tornou um dos patrimônios culturais mais atrativos e visitados por moradores, estudantes e turistas de Contagem. Quando estava aberta, chegava a receber cerca de 300 visitantes por mês, que eram conduzidos pelos cômodos por guias da Casa de Cultura.
Em 2005, o museu foi fechado e interditado pela Defesa Civil por motivos de segurança. Desde então, não houve nenhuma intervenção, o que provocou a deterioração e o agravamento do risco estrutural.
Restauração
A obra de restauração do Museu Casa Cacos foi iniciada em maio de 2021, por determinação da atual gestão. Para recuperá-la, a Prefeitura de Contagem contratou uma empresa especializada em restauração que fez a reforma completa da estrutura física do imóvel e dos elementos decorativos que compõem a casa.
Todos os cômodos, incluindo cozinha, banheiros, sala e quartos, foram recuperados e voltaram a ser revestidos por cacos de louças e cerâmicas, inclusive pequenos detalhes como telefone, panelas, rolo de papel higiênico e a televisão. A área externa e o espaço de convívio no segundo pavimento também foram revitalizados.
Fotos: Luci Sallum/PMC
Além disso, foi construído, nos fundos da casa, um novo espaço com café e mirante que proporcionará uma vista panorâmica do local. Nesta nova estrutura, também foi instalado um elevador para possibilitar o acesso de cadeirantes e idosos. Um muro de arrimo também fez parte das intervenções e foi executado para reforçar a estrutura e garantir segurança dos frequentadores.
As obras, orçadas em R$ 2,4 milhões com financiamento da Caixa Econômica Federal - CEF, foram concluídas em 15 meses.
Visitação
O Museu Casa de Cacos ficará aberto para visitação de terça a sábado, das 10h às 18h. Haverá um número limite de pessoas por entrada. Escolas interessadas em levar grupos de alunos (excursão) à casa deverão agendar a visita pelo telefone (31) 3352-5323.
De acordo com a secretária municipal de Cultura, Monique Pacheco, a ideia é que, em breve, a casa também possa abrir aos domingos e em período noturno. “Estamos trabalhando para garantir que a Casa de Cacos retome como um dos principais pontos turísticos de Contagem. Temos a expectativa de que o espaço volte a receber muitas visitas como no passado, simbolizando a diversidade cultural do município”, destacou.
Visitação / Serviço:
Funcionamento: terça-feira a sábado
Horário: das 10h às 18h
Endereço: rua Ignez Glanzmann de Almeida, 132, bairro Bernardo Monteiro, Contagem
Agendamento de grupos: (31) 3352-5323
Confira a programação completa da reinauguração:
Sábado - 27 de agosto
10h - Abertura com Boi Rosado
10h30 - Ato de reinauguração e reabertura
10h50 - Lançamento do Concurso Cultural do novo integrante da Turma do Contagito
11h30 - Show do Raphael Sales.
Encontros
10h às 14h - Encontro de mosaicistas e oficina de Mosaicos.
8h às 14h - Encontro com os escritores e escritoras Contagenses.