Conjunto arquitetônico formado por dois casarões de tipologia colonial (Casa Amarela e Casa Rosa) remanescentes do século XIX e um casarão em estilo eclético (Casa Azul), construído no início do século XX (por volta de 1936).
Espólio da Família de Randolfo Rocha, funcionavam em suas dependências um botequim, uma barbearia, uma venda e uma açougue. Foram restaurados em 1998 e tombados conforme o Decreto 9.987, de 31 de março do mesmo ano.
No local, atualmente, funciona o Centro Cultural de Contagem, abrigando galeria de arte, teatro, salas multiuso e salas de aulas para cursos de artes, além de oferecer oficinas e eventos durante o ano. Em 2008, a Biblioteca Pública Municipal Doutor Édson Diniz, criada pela Lei 93, de 29 de agosto de 1952, e efetivada em 1 de janeiro de 1953, foi transferida para a Casa Rosa e, posteriormente, para a rua Bernardo Monteiro, nº 105, Sala 7, Centro.
Endereço: Rua Dr. Cassiano, 102 - Centro
Casa Amarela: funciona como galeria de arte e espaço multiuso para eventos de pequeno porte, oficinas de artes visuais e ensaios do grupo instrumental Camerata Casa Azul.
Casa Rosa: abriga, atualmente, a Sociedade Artística Brasileira (Sabra), que oferece cursos musicais nos turnos da manhã, da tarde e da noite, atendendo atualmente mais de 350 alunos.
Casa Azul: reconhecida por sua vocação artística, já foi sede de um teatro e permanece como espaço destinado a apresentações e espetáculos de diversas linguagens. Atualmente, encontra-se fechada.