Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Notícias
MAI
28
28 MAI 2026
GABINETE DO PREFEITO
INAUGURAÇÕES
REGIONAL ELDORADO
SAÚDE
SERVIÇO
Contagem inaugura nova sede do Centro de Convivência Horizonte Aberto
receba notícias

O Centro de Convivência Horizonte Aberto está de casa nova. Nessa quinta-feira (28/05), o espaço, que fica localizado na avenida José Faria da Rocha, 3044, no bairro Eldorado, foi entregue à população e, agora, funciona em um local ainda mais acessível e preparado para acolher melhor os conviventes e a comunidade. Atualmente, cerca de 80 usuários da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de Contagem frequentam o local.

O prefeito Ricardo Faria destacou a importância do serviço disponibilizado e do novo espaço para os usuários. 

“Hoje, celebramos não apenas um novo espaço, mas reafirmamos nosso compromisso com a rede de atenção psicossocial
do município. Este é um espaço potente no contexto do cuidado em saúde mental. Aqui, podemos ver os usuários
utilizando o espaço com desenvoltura e alegria, expressando por meio da arte, da poesia e do canto.
Isso demonstra que Contagem é uma cidade humana, acolhedora, inclusiva e comprometida com o cuidado às pessoas”. 


Prefeito de Contagem, Ricardo Faria

Para a secretária de Saúde, Taciana Malheiros, a mudança de endereço representa um passo importante na consolidação de um espaço cada vez mais acolhedor, voltado ao encontro, à convivência e ao cuidado em liberdade. 

“A inauguração, neste mês de maio, carrega um forte simbolismo, especialmente por sua relação
com a luta antimanicomial. Este momento representa um marco para todos nós que atuamos
no fortalecimento do SUS e da Rede de Atenção Psicossocial (Raps). Também reafirma o compromisso
desta gestão em avançar continuamente e garantir o direito à liberdade e ao cuidado digno para cada cidadão”.


Secretária de Saúde, Taciana Malheiros

“Dedico um olhar especial aos nossos usuários, que diariamente nos ensinam a respeitar as individualidades e a acolher a diversidade. Acreditamos que o caminho do cuidado passa pela liberdade, pelo afeto e, principalmente, pelo fortalecimento da autonomia de cada pessoa. O Centro de Convivência, as oficinas terapêuticas, as residências terapêuticas, os Caps e a Atenção Básica demonstram a força de uma política de cuidado pautada na valorização do sujeito e na reinserção social”, completou Taciana.

Durante o evento, as pessoas que recebem o serviço realizaram apresentações musicais, recitaram poemas e dançaram. Na oportunidade, eles também compartilharam a experiência do acolhimento. 

Delcio Lima contou que foi acolhido pelo Centro de Convivência em 2017 e que, desde então, sua vida só melhorou. Já Ronaldo Anacleto destacou que está muito feliz e satisfeito com os resultados positivos alcançados ao longo de sua trajetória.

O local é um espaço de portas abertas, onde são fortalecidos vínculos, autonomia, inclusão social e participação coletiva. No cotidiano do serviço, acontecem oficinas terapêuticas que incluem atividades como teatro, jardinagem, música, artesanato, Gestão Autônoma da Medicação (GAM), artes plásticas, culinária, leitura, cinema e assembleias, entre tantas outras experiências construídas coletivamente.

Um dos destaques em andamento no novo espaço é a arte presente nas paredes internas da casa: uma pintura coletiva produzida pelos artistas e participantes do Projeto Teia (Território, Entrelaces, Inclusão e Autonomia), em parceria com os usuários do Centro de Convivência. As intervenções têm transformado o ambiente em um lugar ainda mais vivo, afetivo e cheio de significado.

O serviço também acolhe, como incubadora, a Associação Cultivarte, coletivo formado por usuários da saúde mental, familiares, trabalhadores e apoiadores da luta antimanicomial em Contagem, que promove ações de convivência, participação, geração de renda e fortalecimento da autonomia dos associados.

Além das atividades realizadas dentro do Centro de Convivência, o serviço segue ampliando sua presença no território, participando de diversas ações junto às unidades de saúde e a outros equipamentos públicos, fortalecendo os laços com a cidade e com a comunidade.

O Centro de Convivência Horizonte Aberto segue, assim, como um espaço de acolhimento, escuta, convivência e construção coletiva, reafirmando o compromisso de Contagem com uma política de saúde mental baseada no cuidado em liberdade, na cidadania e na inclusão. 

Autor: repórter Natália Rosa / Edição: João Cavalcanti
Seta