A Prefeitura de Contagem realizou uma ação integrada com o Programa de Inclusão Social de Egresso do Sistema Prisional (Presp), na última segunda-feira (12/1). Na ocasião, os serviços da Secretaria de Trabalho e Geração de Renda, como o Sine, o Centro Público de Economia Solidária e o atendimento jurídico, ficaram à disposição do público que cumpre condicionalidades judiciais. A iniciativa inédita busca ampliar o acesso às políticas públicas e facilitar a reinserção social de pessoas que deixam o sistema prisional.
A ação foi realizada durante atendimentos do Presp, aproveitando um momento em que centenas de egressos precisam comparecer periodicamente ao local para assinar documentos exigidos como parte das condicionalidades da pena. Dessa forma, foi uma oportunidade de aproximar esse público dos serviços ofertados pelo município.
De acordo com a secretária de Trabalho e Geração de Renda, Daisy Silva, recomeçar não é algo simples e muitas pessoas enfrentam portas fechadas após passarem pelo sistema prisional. “Essa ação é sobre abrir caminhos. Levar os serviços da Prefeitura até esse público significa oferecer oportunidades reais de trabalho, qualificação e geração de renda para quem precisa de uma nova chance para reconstruir sua história com dignidade”.
Com a retomada da vida em liberdade, os egressos encontram vários desafios, entre eles, a dificuldade de acesso ao emprego, principalmente pela exigência de antecedentes criminais. Em 2025, aproximadamente 4.300 vagas foram abertas exclusivamente para esse público com um olhar inclusivo, reconhecendo que o trabalho é um dos principais caminhos para a reconstrução de trajetórias e a redução das desigualdades.
Essa foi a primeira vez que a secretaria teve contato direto com os egressos, o que possibilitou ampliar o acesso às políticas públicas e fortalecer a escuta desse público. A expectativa é que ações como essa sejam ampliadas e realizadas com maior frequência.
Presp
O Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (Presp) visa garantir o acompanhamento de homens e mulheres que retomam a vida em liberdade, após experiência prisional, bem como de seus familiares, buscando favorecer o acesso a direitos sociais e promover condições para sua inclusão social.
O Presp possui um processo de mapeamento contínuo de oportunidades junto a instituições públicas e privadas para promover o acesso a cursos profissionalizantes, formação em empreendedorismo, associação em cooperativas, qualificação profissional e encaminhamento para vagas de emprego quando disponíveis em outras entidades.









