Proporcionar à sociedade dignidade e qualidade de vida. Esse é um dos objetivos da Prefeitura de Contagem, que tem como um dos pilares as políticas públicas voltadas à ampliação do acesso ao trabalho, à renda, à qualificação profissional e à inclusão social. Essas ações ganharam ainda mais destaque após a implementação da Secretaria de Trabalho e Geração de Renda, em abril de 2025. Nesses oito meses, os moradores de Contagem foram beneficiados com inúmeras entregas e avanços.
Para a secretária da pasta, Daisy Silva, trabalho e geração de renda significam dignidade, esperança e transformação de vidas.
“Cada atendimento realizado, cada vaga ofertada e cada empreendimento
fortalecido representam uma nova oportunidade para as famílias de Contagem.
A criação da Secretaria nasceu desse compromisso com as pessoas,
especialmente com quem mais precisa. Ver os resultados alcançados
em tão pouco tempo mostra que estamos no caminho certo:
construindo uma cidade mais justa, inclusiva e com oportunidades reais para todos”.
Secretária de Trabalho e Geração de Renda, Daisy Silva
Um dos serviços da Secretaria é o Sine, que atendeu, nesse período, mais de 13 mil pessoas. O serviço também foi descentralizado, com a inauguração da unidade no Oiapoque Eldorado, no fim de agosto. Com a captação de 58 novas empresas, o número de parceiros passou para mais de 700. Também aconteceram oito feirões de empregabilidade, como o da Pessoa com Deficiência, do Epa, Direcional, Plena, entre outros. Nesses eventos, foram encaminhadas aproximadamente 300 pessoas para as empresas. Além dessas ações, houve o Sine Itinerante, com 37 encaminhamentos de pessoas em situação de rua. Dentro da Prefeitura de Contagem, 40 jovens aprendizes foram contratados.
Por sua vez, a Economia Solidária (Ecosol) contou com nove pontos fixos, totalizando aproximadamente 110 empreendimentos. Com mais de 60 eventos festivos em 2025, houve aumento da demanda, reunindo mais de 340 empreendimentos.
Outro ponto que merece destaque é que o município sediou a última edição da Feira Estadual de Economia Solidária, que recebeu centenas de pessoas. As inscrições para ingressarem são gratuitas e exclusivas para moradores de Contagem. Para participar, o interessado deve entrar em contato pelo telefone 3352-8020 ou, pessoalmente, no Centro Público de Economia Solidária, localizado na rua São Marcos, 247, bairro Água Branca, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Já na área da qualificação profissional, 11 cursos gratuitos de curta duração foram realizados, beneficiando dezenas de contagenses, além de cinco oficinas práticas ofertadas. Essa política pública aprimora as habilidades dos participantes e os incentiva a entrar no mercado de trabalho, seja de forma autônoma ou formal. As inscrições para 2026 serão divulgadas em breve.
Serviço
Sine Contagem
Endereço: rua Cel. João Camargos, 56 - Centro
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Telefone: (31) 3615-0495
Sine Oiapoque Eldorado
Endereço: rua Mário Vital, 168 - Eldorado
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h









