Contagem vem fazendo investimentos diversos para promover a prática esportiva e a formação de novos atletas nas mais diversas modalidades. Nesse sentido, a nova pista de skate do Parque Linear Sarandi se destaca, no bairro São Joaquim, na região Ressaca, foi projetada para se tornar a segunda maior da América Latina. Ela está inserida na grande reforma do parque, obra que faz parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), pois abriga importantes obras, como a alça de retorno e o terminal Ressaca.
A nova pista de skate do parque Sarandi, que mede 3.700m², vai se juntar às demais pistas de skate que já estão em uso em parques e praças em todas as regionais para atender à demanda crescente pela prática desse esporte olímpico. Com isso, Contagem entra no radar de competições nacionais e internacionais do esporte, seguindo a tendência já provada pelo Ginásio Califórnia, no bairro Riacho, que foi inaugurado este ano e sediou o Campeonato brasileiro de Hockey Inline 2025.
As obras no Parque Sarandi estão em estágio avançado, com previsão de que seja entregue à população em fevereiro de 2026. Com um investimento de R$12 milhões, proveniente de financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), a obra tem como objetivo a completa requalificação urbana do parque, para que seja cada vez mais um espaço de convívio, da prática de esportes e do contato com a natureza.
Sendo referência para os moradores da região, o espaço recebe diariamente um grande público e vem recebendo uma revitalização completa, como pinturas, manutenção da pavimentação, paisagismo, estrutura das quadras e campos. Além disso, o parque conta também com ciclofaixas, trazendo mais segurança e conforto aos praticantes desta mobilidade. Toda a reforma do parque está em consonância com as normas de segurança e acessibilidade.
“Essa obra tem várias vertentes muito importantes para a cidade, desde fortalecer o lazer, a convivência, qualidade de vida e a prática esportiva com uma estrutura moderna e acessível. Há um ganho também em relação à mobilidade, com a alça de retorno que já está em pleno funcionamento e reduziu em quase quatro quilômetros a distância a ser percorrida, além do terminal Ressaca do SIM, que está localizado dentro do parque”, afirmou Rômulo Perilli, secretário de Obras de Contagem.
Além dos objetivos esportivos e sobre mobilidade urbana por meio do Terminal Ressaca, a reforma tem também como objetivo promover a utilização do parque para a prática de piqueniques, tendo espaços arborizados de paisagismo mantendo o cidadão em contato com a natureza em espaços de contemplação ao meio ambiente. A requalificação da estrutura fortalece o espaço como um atrativo de potencial para a população de Contagem.
A Prefeitura de Contagem reforça o seu compromisso em trabalhar todos os dias para garantir que a população tenha espaços acessíveis, de qualidade e seguros para a prática esportiva e do lazer, além de incentivar modalidades que sempre estão em alta entre a juventude, mantendo a cultura da cidade viva.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos!









