O último sábado (15/11) foi marcado por mais uma ação de incentivo à adoção responsável. A Prefeitura realizou, no Big Shopping, a quarta edição deste ano da feira de adoção de cães, uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância e Controle de Zoonoses (UVZ). Ao todo, oito animais participaram da ação, que resultou em cinco cãezinhos com novos lares.
Os cães disponíveis para adoção são castrados, microchipados, vacinados com a antirrábica e com idade superior a três meses. Já os superiores a seis meses são testados para leishmaniose.
O veterinário Eduardo Lara, da equipe de Zoonoses, destacou a importância da ação para ampliar as chances de acolhimento dos animais. “Além das feiras, o canil da UVZ está sempre aberto para quem deseja conhecer e adotar um dos cães disponíveis. É uma oportunidade de mudar a vida desses animais e também a de quem os recebe”, afirmou.
O processo de adoção segue regras específicas para assegurar o bem-estar dos cães e a responsabilidade dos novos tutores. Para adotar, é preciso ter mais de 18 anos e apresentar um documento oficial com foto, além de comprovante de residência. Antes da entrega do animal, um médico-veterinário da equipe realiza uma breve entrevista com o candidato, a fim de verificar se ele está apto a oferecer os cuidados e a atenção que o futuro companheiro exige.
.jpg)
Marlon Campos foi um dos adotantes do dia. Acompanhado dos filhos, Lucas, 8 anos, e Luane, 4 anos, ressaltou o valor afetivo da adoção. “Escolhemos adotar a Sammy, nome que as crianças já deram para nossa amiguinha, porque acredito que crescer com um animal ensina cuidado, carinho e responsabilidade. Ela vai completar a nossa família”, afirmou.
A moradora de Betim, Mary Izaura Cândido, relatou que não esperava voltar para casa com uma nova companheira, pois ela havia ido ao shopping apenas para fazer compras. “Estamos muito felizes com a adoção da Samanta, nome escolhido pelo meu esposo. É uma experiência nova poder resgatar um animalzinho e oferecer a ele afeto e cuidado. O processo de adoção foi muito transparente e todos nos atenderam com muita educação. É gratificante poder dar a ela um lar e saber que será bem tratada”.
O estudante Matheus Silva, morador do Eldorado, também encontrou seu novo melhor amigo na feira. “Gostaria de ter um pet para alegrar a casa e fazer companhia e esse carinha aqui vai ser meu companheiro. Acho muito importante adotar, não comprar. Vou escolher o nome dele junto com minha mãe, mas pensei em Zeus”, disse ele.
Você pode visitar a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVZ) de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, onde outros animaizinhos aguardam um novo lar. A UVZ fica localizada à rua José Pedro de Araújo, 4663, no Cinco.
Clique aqui e acesse a galeria de fotos